05/12/2022

Aprender a tocar um instrumento reforça processamento do cérebro e melhora humor

Redação do Diário da Saúde

Benefícios cognitivos da música

Aprender a tocar um instrumento musical tem um impacto positivo na capacidade do cérebro de processar imagens e sons, e isso também pode ajudar a melhorar o humor.

Em um experimento randomizado, 31 adultos foram divididos entre um grupo de treinamento musical, um grupo apenas para audição musical e um grupo de controle. O primeiro grupo, apenas com pessoas sem experiência ou treinamento musical prévio, receberam aulas semanais de uma hora. O segundo grupo passou o mesmo tempo ouvindo música, enquanto o terceiro usou o tempo para fazer o dever de casa.

Aqueles que tiveram aulas de piano por uma hora por semana, durante 11 semanas, apresentaram melhorias significativas no reconhecimento de mudanças audiovisuais no ambiente, além de terem relatado menos depressão, estresse ou ansiedade.

Apenas algumas semanas após o início das aulas, a capacidade dos iniciantes de processar informações multissensoriais - visão e som - melhorou de maneira mensurável. O "processo multissensorial" aprimorado traz benefícios para quase todas as atividades das quais participamos, desde dirigir um carro e atravessar uma rua até encontrar alguém no meio da multidão ou assistir TV.

Multissensorial

As melhorias multissensoriais se estenderam além das habilidades musicais. Com o treinamento musical, o processamento audiovisual das pessoas tornou-se mais preciso em outras tarefas. Aquelas que receberam aulas de piano mostraram maior precisão em testes para determinar se eventos de som e visão estavam ocorrendo ao mesmo tempo ou em sequência.

Isso ocorreu tanto em testes simples, com telas apresentando brilhos e bipes, até imagens mais complexas, como uma pessoa falando. Esse ajuste fino das habilidades cognitivas não apareceu no grupo de audição de música (onde os participantes ouviam a mesma música tocada pelo grupo de estudantes) ou no grupo sem música (onde os membros estudavam ou liam).

Além disso, as melhorias foram além das habilidades cognitivas, mostrando que os participantes também reduziram os escores de depressão, ansiedade ou estresse após o treinamento, em comparação com antes do início do experimento. Por isso, os pesquisadores sugerem que o treinamento musical pode ser benéfico para pessoas com problemas de saúde mental, e eles já iniciaram um outro projeto para comprovar isso.

"Aprender a tocar um instrumento como o piano é uma tarefa complexa: Exige que o músico leia uma partitura, gere movimentos e monitore a retroalimentação auditiva e tátil para ajustar suas ações futuras. Em termos científicos, o processo combina pistas visuais com auditivas e resulta em um treinamento multissensorial.

"Os resultados do nosso estudo sugerem que isso tem um impacto positivo e significativo em como o cérebro processa informações audiovisuais, mesmo na idade adulta, quando a plasticidade cerebral é reduzida," disse o professor Karin Petrini, da Universidade de Bath (Reino Unido).

Checagem com artigo científico:

Artigo: An RCT study showing few weeks of music lessons enhance audio-visual temporal processing
Autores: Yuqing Che, Crescent Jicol, Chris Ashwin, Karin Petrini
Publicação: Nature Scientific Reports
Vol.: 12, Article number: 20087
DOI: 10.1038/s41598-022-23340-4
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Mente

Cérebro

Emoções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.