07/03/2013

Solução para sinusite crônica vem do mar

Redação do Diário da Saúde
Bactéria marinha pode ter a solução para sinusite crônica
Os pesquisadores demonstraram que a enzima conseguiu destruir 58% dos biofilmes formados pela sinusite crônica.
[Imagem: Shields et al./Plos One]

Casco

Um novo spray nasal feito a partir de uma bactéria marinha pode ser a solução para a sinusite crônica.

Pesquisadores da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, estavam estudando a bactéria Bacillus licheniformis, que vive no mar, em busca de alguma técnica para limpar o casco de navios.

Eles então se deram conta de que, em muitos casos de sinusite crônica, a bactéria forma um biofilme, uma barreira protetora viscosa que protege a colônia contra antibióticos e sprays nasais.

Isso é, de alguma forma, parecido com a crosta que os organismos marinhos formam no casco dos navios, permitindo que eles se desenvolvam.

DNA extracelular

A atenção recaiu sobre uma enzima, chamada NucB, extraída da bactéria marinha.

Os pesquisadores demonstraram que a enzima conseguiu destruir 58% dos biofilmes formados pela sinusite crônica.

"Com efeito, a enzima quebra o DNA extracelular, que funciona como uma cola para manter as células na superfície dos seios [nasais]. No laboratório, a NucB eliminou mais da metade dos organismos que testamos," disse o Dr. Nicholas Jakubovics.

Bactérias na sinusite

Na pesquisa, a equipe coletou amostras de mucosa e biópsia dos seios nasais de 20 pacientes, isolando entre duas e seis espécies diferentes de bactérias de cada voluntário.

Foram estudadas 24 cepas diferentes no laboratório, verificando-se que todas produziram biofilmes contendo quantidades significativas de DNA extracelular.

Os biofilmes formados por 14 cepas foram rompidos pelo tratamento com a desoxirribonuclease bacteriana - a enzima NucB.

Os cientistas agora pretendem definir melhor as bactérias atingidas e tentar melhorar a eficácia do composto. Eles estão em contato com a indústria para efetuar testes em maior escala.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sistema Respiratório

Bactérias

Medicamentos Naturais

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.