12/01/2023

Bactérias benéficas de algumas pessoas obtêm mais energia do mesmo alimento

Redação do Diário da Saúde
Bactérias benéficas de algumas pessoas obtêm mais energia do mesmo alimento
As bactérias que colonizam nossos intestinos podem ser a responsáveis pelo nosso ganho de peso.
[Imagem: Jos Boekhorst et al. - 10.1186/s40168-022-01418-]

Bactérias mais eficientes

Por que algumas pessoas ganham mais peso do que outras, mesmo quando consomem a mesma dieta?

Jos Boekhorst, da Universidade de Copenhague, acredita ter encontrado, se não "a" resposta, ao menos um fator importante para explicar esse enigma.

Boekhorst descobriu que alguns dinamarqueses têm uma composição de micróbios intestinais que, em média, extrai mais energia dos alimentos do que os micróbios benéficos dos intestinos de outros dinamarqueses.

Ou seja, ao menos parte da explicação para o maior ganho de peso de algumas pessoas pode estar relacionada à composição de sua flora intestinal.

Isto representa um elemento novo e uma mudança em todas as explicações envolvendo ganho de peso e obesidade, mostrando que o excesso de peso pode não estar relacionado à forma como uma pessoa come ou à quantidade de exercícios que ela faz.

Bactérias e ganho de peso

Da boca ao esôfago, estômago, duodeno, intestino delgado, intestino grosso e finalmente ao reto, a comida que ingerimos leva uma jornada de 12 a 36 horas, passando por várias estações ao longo do caminho, antes que o corpo extraia todos os nutrientes dos alimentos.

E, em toda essa jornada, ela está sendo processada pelas bactérias comensais, ou benéficas, que compõem a chamada flora intestinal. Mas, até agora, ninguém havia mensurado a ação dessas bactérias em bases individuais.

Os dados mostram que cerca de 40% dos participantes pertencem a um grupo que, em média, extrai mais energia dos alimentos em comparação com os outros 60%. Os pesquisadores também observaram que aqueles que extraíam mais energia dos alimentos também pesavam 10% a mais, em média, totalizando nove quilos extras.

A chamada composição do tipo B (dominada pela bactéria Bacteroides) é mais eficaz na extração de nutrientes dos alimentos e foi observada em 40% dos participantes. Ter bactérias intestinais que são mais eficazes na extração de energia pode resultar em mais calorias disponíveis para o hospedeiro humano a partir da mesma quantidade de alimento.

"O fato de nossas bactérias intestinais serem ótimas em extrair energia dos alimentos é basicamente uma coisa boa, já que o metabolismo da comida pelas bactérias fornece energia extra na forma de, por exemplo, ácidos graxos de cadeia curta, que são moléculas que nosso corpo pode usar como combustível, que nos fornece energia. Mas se consumirmos mais do que queimamos, a energia extra fornecida pelas bactérias intestinais pode aumentar o risco de obesidade ao longo do tempo," concluiu o professor Henrik Roager.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Stool energy density is positively correlated to intestinal transit time and related to microbial enterotypes
Autores: Jos Boekhorst, Naomi Venlet, Nicola Procházková, Mathias L. Hansen, Christian B. Lieberoth, Martin I. Bahl, Lotte Lauritzen, Oluf Pedersen, Tine Rask Licht, Michiel Kleerebezem, Henrik M. Roager 
Publicação: Microbiome
Vol.: 10, Article number: 223
DOI: 10.1186/s40168-022-01418-
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Dietas e Emagrecimento

Bactérias

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.