27/05/2019

Banco de dados gratuito mostra tudo o que tem no leite

Redação do Diário da Saúde
Banco de dados gratuito mostra tudo o que tem no leite
Você também pode querer saber quantos copos de leite uma criança deve tomar por dia ou revisar se você entende mesmo a diferença entre alergia e intolerância ao leite.
[Imagem: Stefan Kühn]

O que tem no leite?

O leite é um alimento básico da dieta humana, repleto de nutrientes essenciais, como proteínas, carboidratos, gorduras e vitaminas.

Embora haja muita controvérsia entre médicos e cientistas se os adultos devem ou não tomar leite, o leite de vaca, em particular, é um dos produtos mais consumidos no mundo, com mais de 800 milhões de toneladas produzidas anualmente, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.

Dada a sua popularidade, o leite de vaca tem sido objeto de numerosos estudos científicos. Já se conhecem milhares de componentes no líquido, mas os dados estão espalhados pela literatura. E analisar o leite pode ser um empreendimento complexo, já que a bebida pode variar em quantidade e identidade de seus compostos constituintes, dependendo da raça da vaca, do tipo de alimento que ela consome e outros fatores.

Mas isso não desanimou David Wishart e seus colegas da Universidade de Alberta (Canadá), que se propuseram a realizar uma análise para traçar o perfil mais completo do leite já realizado até hoje.

Eles identificaram e mediram as substâncias no leite, incluindo íons metálicos, vitaminas, ácidos orgânicos e aminoácidos.

Banco de Dados da Composição do Leite

O resultado é um banco de dados abrangente e centralizado de todos os compostos lácteos bovinos conhecidos, não apenas fornecendo dados essenciais para os pesquisadores, mas também evitando duplicação de esforços.

O banco de dados já conta com mais de 2.300 registros de metabólitos, e mais de 160 dessas substâncias foram relatadas pela primeira vez no leite de vaca durante este levantamento.

Os dados do projeto estão disponíveis gratuitamente no Banco de Dados da Composição do Leite, ou Milk Composition Database, que pode ser acessado no endereço www.mcdb.ca.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Vitaminas

Cuidados com o Recém-nascido

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.