15/11/2011

Bebidas de Aloe vera são proibidas pela Anvisa por falta de licença

Redação do Diário da Saúde

Refrigerantes de Aloe vera

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda, fabricação e importação de alimentos e bebidas à base de Aloe vera.

A Aloe vera é uma planta conhecida popularmente como babosa, e é usada principalmente em produtos para o cabelo.

Mas ela é também utilizada para fabricar refrigerantes em países como o Japão.

Recentemente, essas importações começaram a aumentar rapidamente, conforme a bebida caiu no gosto dos consumidores brasileiros.

Problema burocrático

Agora a Anvisa afirma que, por se encaixar na categoria de "novos alimentos", a planta precisa se submeter ao registro específico no órgão para poder ser comercializada.

A agência não levantou qualquer dúvida sobre a qualidade ou quaisquer eventuais malefícios da bebida à saúde, que já é aprovada para uso em outros países.

O problema parece ser estritamente burocrático.

De acordo com a resolução, o uso da Aloe vera é regulamentado apenas como aditivo na função de aromatizantes de alimentos e bebidas, o que continua sendo permitido.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Consumo Responsável

Conservação de Alimentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.