08/05/2020

Casos de COVID-19 no Brasil podem chegar a 1,6 milhão

Com informações da Agência Fapesp
Casos de COVID-19 no Brasil podem chegar a 1,6 milhão
Pesquisadores estimam haver mais de 1,6 milhão de casos de COVID-19 no Brasil no início de Maio.
[Imagem: COVID-19 Brasil]

Tamanho da pandemia

Estimativa realizada por pesquisadores brasileiros aponta mais de 1,6 milhão de casos de covid-19 no país, sendo 526 mil só no Estado de São Paulo.

O número, referente ao dia 4 de maio, é 14 vezes maior do que o registro oficial. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o país registrava 108 mil casos confirmados da doença, sendo 32 mil só no estado paulista.

A contabilização desses casos ocultados das estatísticas pela subnotificação colocaria o Brasil como o novo epicentro da doença, ultrapassando os 1,2 milhão de casos registrados nos Estados Unidos, país com população maior que a brasileira.

Para chegar ao número de casos 14 vezes maior que o registro oficial, os pesquisadores se basearam nos dados epidemiológicos da Coreia do Sul e ajustaram fatores como pirâmide etária, porcentual de comorbidades e fatores de risco para COVID-19 na população brasileira.

O ajuste contou ainda com informações sobre o número de óbitos, que tem ficado na faixa de 5,8% dos casos em diferentes países.

"É sabido que existe uma grande subnotificação de casos no Brasil todo, pois só se estão sendo testados os casos graves, de quem vai para os hospitais. Mas de quanto é essa distorção da realidade? A motivação deste estudo é, de alguma forma, contribuir para o planejamento da epidemia, pois com essa subnotificação tremenda só estamos vendo a ponta do iceberg," disse o professor Domingos Alves, integrante do grupo COVID-19 Brasil, formado por cientistas de mais de 10 universidades brasileiras para monitorar a epidemia.

O pesquisador ressalta que uma estimativa mais realista do número de casos de COVID-19 permitiria que governos e população tivessem maior capacidade de planejar medidas de combate à pandemia.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Epidemias

Gestão em Saúde

Vírus

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.