21/07/2010

USP vai produzir células-tronco a partir de dentes de leite

Vinicius Konchinski - Agência Brasil
USP vai produzir células-tronco a partir de dentes de leite
Os cientistas acreditam que as células-tronco de dentes de leite poderiam ser usadas para o desenvolvimento de novos dentes e até de outros tecidos, como ossos, músculos e nervos.
[Imagem: Giovanni Dall Orto/Wikimedia]

Cultivo de células-tronco

A Universidade de São Paulo (USP) está construindo um laboratório para o cultivo de células-tronco obtidas a partir de dentes de leite.

O projeto é uma iniciativa da Faculdade de Odontologia e da universidade inglesa King's College, que já tem outras cinco parcerias com a universidade paulista para pesquisas.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Andrea Mantesso, que leciona nas duas instituições, foi detectada a existência de células-tronco na polpa dos 20 dentes de leite que cada ser humano tem.

Células-tronco de dentes de leite

Os cientistas acreditam que as células-tronco de dentes de leite poderiam ser usadas para o desenvolvimento de novos dentes e até de outros tecidos, como ossos, músculos e nervos.

O processo ainda permite a obtenção de células-tronco a um custo menor e sem a necessidade de cirurgia nos doadores.

"A principal vantagem de se trabalhar com células-tronco de dentes é o acesso fácil aos tecidos", disse Mantesso, em entrevista à Agência Brasil. "No caso dos dentes de leite, pelo fato de eles caírem por si só, temos 20 oportunidades de coleta de material."

Embriões e cordões umbilicais

Hoje as células-tronco são coletadas em embriões e cordões umbilicais de recém-nascidos e depois armazenadas em laboratórios, ou então retiradas da medula óssea de pacientes que pretendem usá-las em tratamentos de saúde.

A professora afirmou também que pesquisas para uso das células na produção de novos dentes ainda estão em estágio inicial. Já para a produção de novos tecidos, estão mais avançadas. Mesmo assim, é impossível dizer quando a técnica será aplicada em pacientes. "Seria um chute no escuro", disse ela.

O novo centro de pesquisas da Faculdade de Odontologia da USP deve ser inaugurado no ano que vem.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Células-tronco

Saúde Bucal

Nanotecnologia

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.