10/07/2023

Cheiro das mãos diferencia homens de mulheres

Redação do Diário da Saúde
Cheiro das mãos diferencia homens de mulheres
Compostos químicos característicos de mulheres e de homens podem ser detectados nas mãos.
[Imagem: Eduardo Merille/Florida International University]

Cheiro da mão

O perfil dos compostos olfativos da mão - as substâncias que uma pessoa exala - pode ser usado para revelar o sexo dessa pessoa.

É claro que já sabíamos disso, já que os cães e outros animais podem reconhecer as pessoas pelo seu cheiro, mas os cientistas até agora não haviam conseguido repetir essa capacidade usando apenas equipamentos de laboratório.

Chantrell Frazier e seus colegas da Universidade Internacional da Flórida (EUA) conseguiram isto usando uma técnica chamada espectrometria de massa.

O exame foi usado para analisar os compostos voláteis exalados pelas mãos de 60 voluntários, metade homens e metade mulheres.

Depois de identificar os compostos em cada mão, a equipe realizou uma análise estatística para ver se era possível associar o perfil de cheiros de cada pessoa ao seu sexo. A análise previu com sucesso o sexo de cada pessoa com uma taxa de precisão de 96,67%.

A equipe acredita que isso pode ser útil na prática forense, como um identificador adicional de pistas deixadas por perpetradores de crimes.

"Esta abordagem para analisar voláteis de odor das mãos pode ser aplicada quando faltam outras evidências discriminatórias, como DNA, e permite a diferenciação ou caracterização de classe, como sexo, raça e idade," escreveu a equipe.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Multivariate regression modelling for gender prediction using volatile organic compounds from hand odor profiles via HS-SPME-GC-MS
Autores: Chantrell J. G. Frazier, Vidia A. Gokool, Howard K. Holness, DeEtta K. Mills, Kenneth G. Furton
Publicação: PLoS ONE
DOI: 10.1371/journal.pone.0286452
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Gênero

Higiene Pessoal

Cuidados com a Pele

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.