14/11/2019

Cientistas conseguem imitar substância essencial do leite materno

Redação do Diário da Saúde
Cientistas conseguem imitar substância essencial do leite materno
As plantas produziram o ácido graxo similar ao que as glândulas mamárias humanas produzem.
[Imagem: Rothamsted Research]

Triacilglicerol

Cientistas criaram plantas modificadas em laboratório para produzir um óleo que imita a estrutura química da gordura do leite humano, um componente importante do leite materno.

Estudos indicam que a forma humana dessa molécula, o triacilglicerol, ajuda na absorção de nutrientes essenciais pelo intestino infantil, mas poucas fórmulas infantis contêm algo parecido.

Cerca de metade das calorias do leite humano provém do triacilglicerol e, nas fórmulas infantis industrializadas, essa gordura é proveniente principalmente de plantas. Ocorre que os óleos vegetais têm uma estrutura química diferente da gordura produzida pelo corpo da mãe.

Os cientistas acreditam que o arranjo único desse ácido graxo humano - as moléculas constituintes que compõem o triacilglicerol - é o responsável pelos benefícios do leite materno, incluindo a absorção de cálcio, que é vital para o desenvolvimento ósseo da criança.

"Na gordura do leite humano, os ácidos graxos saturados estão ligados ao ponto médio do 'esqueleto' central da molécula de triacilglicerol, dando a ela uma estrutura distinta, e evidências de vários ensaios clínicos sugerem que isso ajuda na absorção de nutrientes no intestino infantil. No entanto, a gordura usada na maioria das fórmulas infantis é derivada de plantas, onde esses ácidos graxos saturados quase sempre se ligam às extremidades da 'espinha dorsal' [da molécula]," enfatizou o pesquisador Peter Eastmond, da Rothamsted Research, uma organização de pesquisas sem fins lucrativos do Reino Unido.

Vegetal com jeito humano

Agora, a equipe do professor Eastmond encontrou uma maneira de modificar as vias bioquímicas das plantas para que elas possam produzir a forma humana desse nutriente essencial.

Suas plantas produziram triacilglicerol no qual mais de 70% dos ácidos graxos saturados estão na posição central crucial, em comparação com menos de 3% na planta não modificada - um aumento de mais de 20 vezes.

Embora o leite materno seja a melhor e primeira escolha para a nutrição infantil, a equipe espera que seu avanço possa levar a melhorias em todos os graus de fórmulas industrializadas para bebês que precisam delas.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Engineering the stereoisomeric structure of seed oil to mimic human milk fat
Autores: Harrie van Erp, Fiona M. Bryant, Jose Martin-Moreno, Louise V. Michaelson, Govindprasad Bhutada, Peter J. Eastmond
Publicação: Proceedings of the National Academy of Sciences
DOI: 10.1073/pnas.1907915116
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Amamentação

Alimentação e Nutrição

Cuidados com o Recém-nascido

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.