19/08/2021

Cobaias tratadas com citocina perdem peso suando gordura

Redação do Diário da Saúde
Cobaias tratadas com citocina perdem peso suando gordura
Sem qualquer alteração na alimentação, os animais perderam a gordura pela pele.
[Imagem: Ruth Choa et al. - 10.1126/science.abd2893]

Liberando gordura pelo suor

Tratar camundongos obesos com a citocina conhecida como TSLP levou a uma perda significativa de gordura abdominal e peso, em comparação com os controles, como a mesma alimentação mas sem a citocina.

Inesperadamente, a perda de gordura não foi associada à diminuição da ingestão de alimentos ou a um metabolismo mais rápido nos animais.

Em vez disso, os pesquisadores descobriram que a TSLP estimulou o sistema imunológico a liberar lipídios através das glândulas sebáceas produtoras de óleo da pele.

Em outras palavras, os animais "suaram a gordura".

"Esta foi uma descoberta completamente imprevista, mas demonstramos que a perda de gordura pode ser alcançada secretando calorias da pele na forma de sebo rico em energia," disse o professor Taku Kambayashi, da Universidade da Pensilvânia (EUA). "Acreditamos ser o primeiro grupo a mostrar uma forma não-hormonal de induzir esse processo, destacando um papel inesperado para o sistema imunológico do corpo."

Citocina é um nome geral dado a qualquer proteína secretada por células e que afeta o comportamento das células vizinhas com as quais ela é compatível - os tipos mais comuns são as interleucinas e os interferons.

Suor de gordura

As descobertas no modelo animal, disse Kambayashi, acendem a esperança de que o aumento da produção de sebo através do sistema imunológico possa ser uma estratégia para o tratamento da obesidade em seres humanos.

Segundo a equipe, colocar a liberação de sebo em "alta velocidade" em humanos pode gera um "suor de gordura", com a consequente perda de peso - o grupo já está planejando estudos adicionais para testar essa hipótese.

"Eu não acho que controlamos naturalmente nosso peso regulando a produção de sebo, mas podemos ser capazes de mexer no processo e aumentar a produção de sebo para causar perda de gordura. Isso pode levar a novas intervenções terapêuticas que revertam a obesidade e os distúrbios lipídicos," disse Kambayashi.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Thymic stromal lymphopoietin induces adipose through sebum hypersecretion
Autores: Ruth Choa, Junichiro Tohyama, Shogo Wada, Hu Meng, Jian Hu, Mariko Okumura, Rebecca M. May, Tanner F. Robertson, Ruth-Anne Langan Pai, Arben Nace, Christian Hopkins, Elizabeth A. Jacobsen, Malay Haldar, Garret A. FitzGerald, Edward M. Behrens, Andy J. Minn, Patrick Seale, George Cotsarelis, Brian Kim, John T. Seykora, Mingyao Li, Zoltan Arany, Taku Kambayashi
Publicação: Science
Vol.: 373, Issue 6554, eabd2893
DOI: 10.1126/science.abd2893
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Dietas e Emagrecimento

Cuidados com a Pele

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2022 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.