Uso religioso dos cogumelos mágicos
O princípio ativo dos chamados cogumelos mágicos tem tratado a depressão com êxito e segurança, mas as maiores pesquisas envolvendo a psilocibina tem envolvido as experiências espirituais e os estados mais elevados de consciência.
Foi também esta a linha que seguiram o professor Roland Griffiths e colegas das Universidades Johns Hopkins e Nova York (EUA), que decidiram estudar o uso da substância psicoativa entre sacerdotes de várias religiões.
A administração da psilocibina nessa amostra de clérigos das principais religiões do mundo aumentou múltiplos domínios do bem-estar psicológico geral, incluindo mudanças positivas em atitudes e comportamentos religiosos, bem como a eficácia na vocação dos voluntários como líderes religiosos.
Os clérigos voluntários - todos eles sem experiência anterior com psicodélicos - receberam duas sessões de psilocibina: 20 mg e, em seguida, 20 ou 30 mg/70 kg cerca de 1 mês depois.
Em comparação com o grupo de controle, que não recebeu psicodélicos, "os participantes que receberam psilocibina relataram mudanças positivas significativamente maiores em suas práticas religiosas, nas atitudes em relação às suas religiões e na eficácia como líderes religiosos, bem como em suas atitudes, humor e comportamento não religiosos," relataram os pesquisadores.
Os participantes classificaram pelo menos uma de suas experiências com psilocibina como uma das cinco mais espiritualmente significativas (96%), profundamente sagradas (92%), psicologicamente perspicazes (83%) e psicologicamente significativas (79%) de suas vidas.
Os pesquisadores também monitoraram os voluntários por 16 meses, repetindo as avaliações, mas sem aplicar novas doses do psicoativo. Os resultados do acompanhamento mostraram que as mudanças positivas nas atitudes e nos comportamentos religiosos e não religiosos foram mantidas após esse período, sugerindo um inesperado efeito de longo prazo, embora seja necessário desenvolver pesquisas adicionais para descobrir se esse efeito prolongado tem explicações fisiológicas ou não.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Espiritualidade | Drogas Lícitas | Meditação | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2025 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.