07/08/2014

Especial Não, Doutor: Não deixe que seu médico faça... - Parte IV

Com informações da New Scientist

Coisas que você não deve deixar que seu médico faça

O Diário da Saúde está publicando uma série especial onde os médicos discutem procedimentos que, em muitos casos, podem ser evitados para o bem dos pacientes.

Parte 1 - Transfusão de Sangue

Parte 2 - Fazer cirurgia sexta-feira

Parte 3 - Usar lâminas para depilação

Parte 5 - Check-up geral

Parte 6 - Ressuscitação desnecessária

Parte 7 - Tocar em você sem lavar as mãos


Parte 4. Não deixe que o seu médico... lhe dê o quadril mais moderno - prefira um "antigo"

Quando se trata de tecnologia, mais recente geralmente é melhor. Mas isso não é necessariamente verdade quando se trata de implantes médicos.

Existem centenas de tipos diferentes de próteses de quadril - também chamados de quadris artificiais - disponíveis, com novos projetos surgindo todos os anos.

Mas pode levar 15 anos ou mais para ver se um novo modelo é tão eficaz e de longa duração quanto os já existentes. O problema mais recente que veio à luz envolveu próteses de quadril de metal, que poderiam desgastar muito rápido, liberando metais na corrente sanguínea.

"Algumas pessoas ficam muito ansiosas para receber a mais nova tecnologia," diz o Dr. Siôn Glyn-Jones, cirurgião ortopédico da Universidade de Oxford (Reino Unido)

"Eles leem sobre isso [nos jornais]. Passamos a maior parte do nosso tempo dizendo 'Não, [essa tecnologia] é muito nova'," conta ele.

E os cirurgiões também não estão imunes aos apelos de marketing dos fabricantes: "Há uma necessidade de continuar a inovar, mas há um equilíbrio entre inovação e segurança," disse Glyn-Jones.

Nos EUA, novos dispositivos devem passar por anos de estudos randomizados controlados antes de serem postos à venda.

Na Europa as exigências são muito menos estritas: os aparelhos simplesmente têm que passar por alguns testes básicos de segurança.

No Brasil, as próteses devem ser registradas na Anvisa e são monitoradas através do Registro Nacional de Artroplastia - o alerta recente da agência sobre as próteses de quadril metal-metal refere-se sobretudo às normas norte-americanas.


No quinto artigo da série, que será publicado amanhã, os médicos falam sobre "exames de rotina".

 

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Atendimento Médico-Hospitalar

Ética

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.