07/06/2022

Comer ovos moderadamente melhora a saúde do coração

Redação do Diário da Saúde
Comer ovos moderadamente melhora a saúde do coração
Você passou anos sem comer ovos porque os médicos diziam que fazia mal?
[Imagem: Michal Jarmoluk/Pixabay]

Ovos fazem bem ao coração

Reforçando uma tendência nas pesquisas nos anos recentes - e contrariamente ao que os próprios cientistas defenderam durante décadas - pesquisadores demonstraram agora como o consumo moderado de ovos pode aumentar no sangue a quantidade de metabólitos saudáveis para o coração.

As descobertas sugerem que comer até um ovo por dia pode ajudar a diminuir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Os ovos são uma rica fonte de colesterol dietético, mas também contêm uma variedade de nutrientes essenciais. Mas se o consumo de ovos é benéfico ou prejudicial à saúde do coração é algo sobre o que os cientistas não têm chegado a um acordo.

Um estudo publicado em 2018 na revista Heart, que incluiu aproximadamente meio milhão de adultos na China, descobriu que aqueles que comiam ovos diariamente (cerca de um ovo por dia) tinham um risco substancialmente menor de doença cardíaca e derrame do que aqueles que comiam ovos com menos frequência.

Agora, para entender melhor essa relação, a mesma equipe realizou um estudo de base populacional explorando como o consumo de ovos afeta marcadores de saúde cardiovascular no sangue.

"Poucos estudos analisaram o papel que o metabolismo do colesterol plasmático desempenha na associação entre o consumo de ovos e o risco de doenças cardiovasculares, por isso queríamos ajudar a resolver essa lacuna," explicou o Dr. Lang Pan, da Universidade de Pequim.

Metabólitos derivados dos ovos

A equipe usou uma técnica chamada ressonância magnética nuclear direcionada para medir 225 metabólitos em amostras de plasma retiradas do sangue dos participantes (3.401 tinham uma doença cardiovascular e 1.377 não). Desses metabólitos, eles identificaram 24 que estavam associados a níveis autorrelatados de consumo de ovos.

As análises mostraram que os indivíduos que comiam uma quantidade moderada de ovos tinham níveis mais altos de uma proteína no sangue chamada apolipoproteína A1 - um bloco de construção da lipoproteína de alta densidade (HDL), também conhecida como "colesterol bom".

Esses indivíduos tinham mais moléculas grandes de HDL no sangue, que ajudam a limpar o colesterol dos vasos sanguíneos e, assim, protegem contra bloqueios que podem levar a ataques cardíacos e derrames.

Os pesquisadores identificaram ainda 14 metabólitos que estão ligados a doenças cardíacas. Eles descobriram que os participantes que comiam menos ovos tinham níveis mais baixos de metabólitos benéficos e níveis mais altos de metabólitos nocivos no sangue, em comparação com aqueles que comiam ovos com mais regularidade.

"Juntos, nossos resultados fornecem uma explicação potencial de como comer uma quantidade moderada de ovos pode ajudar a proteger contra doenças cardíacas," disse o pesquisador Canqing Yu. "Mais estudos são necessários para verificar os papéis causais que os metabólitos lipídicos desempenham na associação entre o consumo de ovos e o risco de doença cardiovascular."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Association of egg consumption, metabolic markers, and risk of cardiovascular diseases: A nested case-control study
Autores: Lang Pan, Lu Chen, Jun Lv, Yuanjie Pang, Yu Guo, Pei Pei, Huaidong Du, Ling Yang, Iona Y. Millwood, Robin G. Walters, Yiping Chen, Weiwei Gong, Junshi Chen, Canqing Yu, Zhengming Chen, Liming Li
Publicação: eLife
Vol.: 104, Issue 21
DOI: 10.7554/eLife.72909
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Coração

Sistema Circulatório

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.