22/11/2023

Composto bioativo auxilia na cicatrização de ossos quebrados

Redação do Diário da Saúde
Composto bioativo auxilia na cicatrização de ossos quebrados
O implante (seu nome técnico é andaime) foi projetado para melhorar as taxas de sucesso do tratamento em casos de não união dos ossos, ajudando também a acelerar o processo de cicatrização.
[Imagem: Fraunhofer IFAM]

Consertando ossos quebrados

São milhões de ossos quebrados todos os anos, que precisam ser cuidadosamente reposicionados e monitorados para que o corpo consiga fazer seu trabalho de regeneração.

Mas cerca de 10% dessas ocorrências - o que, por si só, chega às centenas de milhares de casos problemáticos por ano - apresentam complicações de pós-tratamento porque o osso não cura corretamente, resultando em uma dolorosa pseudoartrose, que torna o osso incapaz de sustentar peso. Para os pacientes, isso pode significar desde um novo período com gesso até uma permanência prolongada no hospital, com cirurgias de acompanhamento e tratamento de longo prazo.

Pensando nesses casos problemáticos, pesquisadores do Instituto Fraunhofer de Tecnologia de Fabricação e Materiais Avançados (Alemanha) criaram uma solução que usa materiais bioativos nas operações para otimizar o processo de cicatrização, ao mesmo tempo reduzindo o risco de infecção.

O material é composto por uma combinação de polímero biodegradável e vidro bioativo e pode servir como estrutura principal e de suporte. Seu objetivo é inibir o crescimento de bactérias no local da fratura e servir como suporte para o crescimento de novas estruturas ósseas.

Este compósito é então usado para imprimir em 3D estruturas principais e de suporte personalizadas para os locais da fratura óssea - para isso, a estrutura do osso danificado é mapeada por meio de tomografia computadorizada (TC). A estrutura de ajuste personalizado substitui a parte faltante do osso.

Em seguida, ele é preenchido com medula óssea retirada da crista ilíaca ou de ossos longos maiores. Isso garante que o material biológico de substituição óssea (artesanato de osso autólogo) seja contido de forma estável e que o local da fratura cicatrize com segurança.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Ossos e Articulações

Biotecnologia

Acidentes

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.