16/11/2020

Composto de ferro torna água clorada mais saudável para beber

Redação do Diário da Saúde
Composto de ferro torna água clorada mais saudável para beber
Há muito se sabe que o tratamento de água com cloro gera subprodutos tóxicos para a saúde humana.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Tratamento de água com cloro e ferrato

O tratamento da água com cloro - um processo denominado cloração - mata os germes e bactérias da água, tornando-a segura para beber.

Embora a cloração efetivamente limpe a água e ajude a prevenir doenças transmitidas pela água, ela também gera muitos subprodutos de desinfecção, ou SPDs, que podem ser prejudiciais à saúde humana.

"O cloro faz um bom trabalho ao limpar a água, mas agora sabemos que ele também reage com a água de uma forma que gera milhares desses subprodutos," explica o professor Virender Sharma, da Escola de Saúde Pública da Universidade A&M Texas (EUA).

A boa notícia é que o grupo do professor Sharma acaba de desenvolver um processo de pré-tratamento que diminui o número de SPDs na água desinfetada com cloro.

Para o pré-tratamento, eles usaram ferrato - uma forma supercarregada de ferro - à água antes que ela fosse clorada.

"É muito simples. Basta adicionar o bastão de ferrato à água, esperar um pouco e tratar a água com cloro," disse Sharma.

A água pré-tratada com ferrato antes da cloração apresentou níveis mais baixos de SPDs e os exames mostraram que ela é menos tóxica para as células.

Os pesquisadores testaram a toxicidade comparando as amostras de água pré-tratada e clorada nas células e descobriram que aquelas que receberam a água pré-tratada viveram mais.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Ferrate(VI) pretreatment before disinfection: An effective approach to controlling unsaturated and aromatic halo-disinfection byproducts in chlorinated and chloraminated drinking waters
Autores: Jiaqi Liu, Henry Lujan, Birendra Dhungana, William C. Hockaday, Christie M. Sayes, George P. Cobb, Virender K.Sharma
Publicação: Environment International
DOI: 10.1016/j.envint.2020.105641
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Higiene Pessoal

Infecções

Saúde Pública

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.