22/08/2023

Comprimidos com diferentes formatos liberam remédios em ritmos diferentes

Redação do Diário da Saúde
Comprimidos com diferentes formatos liberam remédios em ritmos diferentes
Se ficar difícil para engolir é possível envolver o comprimido em uma cápsula de dissolução rápida.
[Imagem: MPI-INF]

Comprimidos com diferentes teores

Comprimidos têm sido fabricados nos mesmos formatos - disco, cápsula ou esférico - desde o surgimento da medicina moderna, mas não precisa ser necessariamente assim.

Julian Panetta e seus colegas da Alemanha e dos EUA acreditam que há vantagens em criar comprimidos de formatos complexos e criativos, que podem ajudar sobretudo a liberar os ingredientes médicos ativos no corpo de maneira controlada.

Para isso, eles desenvolveram um processo que usa uma combinação de computação e de impressão 3D para produzir comprimidos que se dissolvem em líquidos durante um período de tempo especificado. A abordagem está chamando a atenção da indústria farmacêutica, que tem-se concentrado fortemente na impressão 3D.

Quando o medicamento é líquido, aplicado na forma de injeções, por exemplo, é fácil ajustar a dose. Mas isso é muito mais difícil para a grande maioria dos medicamentos, que deve ser tomado em casa, sem a intervenção de um profissional.

Sempre se pensou em produzir comprimidos de diferentes componentes, cada um com diferentes concentrações dos ingredientes ativos, mas isso era inviável até o advento da tecnologia de impressão 3D. Formas complexas agora podem ser criadas de forma simples, incluindo comprimidos em uma variedade de formas geométricas. Assim, a forma do comprimido é o único fator que controla a liberação de um ingrediente ativo se ele for distribuído uniformemente no material de suporte.

Comprimidos com diferentes formatos liberam remédios em ritmos diferentes
Alguns formatos com diferentes tempos de liberação dos medicamentos.
[Imagem: MPI-INF]

Design inverso

Usando modelagem matemática e experimentos, os pesquisadores desenvolveram um método para determinar qual formato de comprimido libera a quantidade desejada de um ingrediente ativo durante a dissolução no trato digestivo, garantindo assim o nível necessário de ingrediente ativo no corpo. É um espécie de design de trás para frente, que a equipe chama de otimização de topologia.

Assim, no caso dos comprimidos, primeiro se define o perfil temporal em que o comprimido deve liberar seu princípio ativo. Então, o programa calcula a forma que o comprimido deve ter para atingir exatamente esse perfil de liberação.

Para garantir que mesmo os comprimidos com formas bizarras possam ser engolidos, é possível produzi-los a partir de um material de suporte macio, ou envolvê-los em uma cápsula de dissolução rápida.

Segundo a equipe, sua demonstração comprova que o design inverso pode levar a uma maior diversidade de formas não apenas em produtos farmacêuticos, mas também, por exemplo, na produção de fertilizantes ou corpos de catalisadores para produção química.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Shape from Release: Inverse Design and Fabrication of Controlled Release Structures
Autores: Julian Panetta, Haleh Mohammadian, Emiliano Luci, Vahid Babaei
Publicação: ACM Transactions on Graphics
Vol.: 41 Issue 6 Article No.: 274 pp 1-14
DOI: 10.1145/3550454.3555518
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos

Nanotecnologia

Medicamentos Naturais

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.