09/06/2025

Para o coração, qualidade dos alimentos é mais importante que cortar carboidratos ou gordura

Redação do Diário da Saúde
For heart health, food quality matters more than cutting carbs or fat
Um novo estudo envolvendo 200.000 pessoas descobriu que a qualidade dos alimentos é mais importante que escolher uma dieta com baixo teor de carboidratos ou gordura para manter a saúde cardiovascular.
[Imagem: Zhiyuan Wu/Harvard School of Public Health]

Alimento mais importante que dieta

Depois de acompanharem quase 200.000 pessoas por várias décadas, cientistas concluíram que, quando se trata da saúde cardíaca, a qualidade dos alimentos consumidos é tão importante quanto seguir uma dieta com baixo teor de carboidratos ou pouca gordura.

Isto sugere que escolher alimentos saudáveis e de alta qualidade é fundamental para proteger o coração, uma ação que nem dietas podem substituir.

Nas últimas duas décadas, dietas com baixo teor de carboidratos ou baixo teor de gorduras têm sido promovidas por seus potenciais benefícios à saúde, como controle de peso e melhora dos níveis de açúcar no sangue e colesterol. No entanto, o impacto dessas dietas na redução do risco de doenças cardíacas continua sendo objeto de um debate constante, com estudos concluindo num e noutro sentido.

"Nós descobrimos que o que você come em dietas com baixo teor de carboidratos ou gordura importa tanto quanto a dieta em si," disse o professor Zhiyuan Wu, da Universidade de Saúde Pública de Harvard (EUA). "Versões saudáveis dessas dietas - aquelas ricas em alimentos de origem vegetal e grãos integrais - foram associadas a melhores resultados para a saúde cardíaca e à função metabólica. Em contraste, dietas com baixo teor de carboidratos e gordura, com ênfase em alimentos não saudáveis, foram associadas a um maior risco de doenças cardíacas."

Escolha os alimentos

Com base em informações de questionários detalhados respondidos pelos voluntários, os pesquisadores atribuíram pontuações indicando o quão saudáveis ou não saudáveis eram suas escolhas alimentares dentro de dietas com baixo teor de carboidratos e gorduras.

Os carboidratos, gorduras e proteínas de alimentos, como grãos integrais, frutas, vegetais, nozes e leguminosas foram classificados como nutrientes de alta qualidade ou saudáveis, enquanto carboidratos de batatas e grãos refinados, bem como gorduras saturadas e proteínas de alimentos de origem animal foram categorizados como de baixa qualidade ou não saudáveis.

Em mais de 10.000 participantes, os pesquisadores também mediram centenas de metabólitos sanguíneos, para avaliar como a qualidade da dieta influenciava sua regulação metabólica. "Essa abordagem nos permitiu entender melhor os efeitos biológicos dessas dietas e fortaleceu nossas descobertas," disse Wu.

Os participantes que seguiram uma dieta saudável com baixo teor de carboidratos ou gordura apresentaram menor risco de desenvolver doença coronariana, enquanto aqueles que seguiram dietas não saudáveis apresentaram aumento no risco. Esses padrões alimentares saudáveis, seja com baixo teor de carboidratos ou gordura, reduziram o risco de desenvolver doenças cardíacas em cerca de 15%.

"Nossos resultados sugerem que melhorar a qualidade dos alimentos é crucial para a saúde cardíaca," disse Wu. "Independentemente de alguém seguir uma dieta com baixo teor de carboidratos ou gordura, priorizar alimentos integrais, minimamente processados e de origem vegetal, e limitar grãos refinados, açúcar e alimentos de origem animal, pode reduzir significativamente o risco de doença coronariana."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Low-Carbohydrate and Low-Fat Diets, Objective Biomarker Indices, and Coronary Heart Disease in US Men and Women
Autores: Zhiyuan Wu, Xiaowen Wang, Yang Hu, Oana Zeleznik, Heather Eliassen, Molin Wang, Zhiyuan Wu, Xiaowen Wang, Yang Hu, Oana Zeleznik, Heather Eliassen, Molin Wang, Frank B. Hu, Kenneth J. Mukamal, Eric B. Rimm, Qi Sun
Publicação: NUTRITION 2025 Proceedings
Vol.: P17-077-25
Siga o Diário da Saúde no Google News

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2025 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.