28/01/2019

Curativo indolor solta facilmente com luz

Redação do Diário da Saúde
Curativo indolor solta facilmente com luz
Estes dois hidrogéis, colados com uma solução aquosa de cadeias poliméricas, soltam-se facilmente na presença de luz UV.
[Imagem: Zhigang Suo/Harvard SEAS]

Curativo que solta sem dor

Tirar um curativo depois que você ficou curado brevemente pode ficar muito menos doloroso.

Pesquisadores das universidades de Harvard (EUA) e Jiaotong (China) desenvolveram um novo tipo de adesivo que adere fortemente a materiais úmidos - como os tecidos vivos - e pode ser facilmente descolado usando apenas uma cor específica de luz.

Esse adesivo pode ser usado para fixar e soltar, sem dor, os curativos, dispositivos de administração de medicamentos por via transdérmica e intravenosa e ser útil também no campo da robótica de vestir, como nos exoesqueletos.

O adesivo usa uma solução aquosa de cadeias poliméricas distribuídas entre dois materiais não aderentes - como uma geleia entre duas fatias de pão. Sozinhos, os dois materiais aderem mal, mas as cadeias poliméricas agem como uma sutura molecular, unindo os dois materiais ao formar uma rede com as duas redes poliméricas preexistentes.

Esse processo é conhecido como entrelaçamento topológico. Sua grande vantagem é que, quando o material é exposto à luz ultravioleta, a rede de pontos se dissolve, separando os dois materiais.

"Uma forte adesão geralmente requer ligações covalentes, interações físicas ou uma combinação de ambos," explica o professor Yang Gao, um dos criadores da técnica. "A adesão através de ligações covalentes é difícil de remover e a adesão através de interações físicas geralmente requer solventes, que podem ser demorados e prejudiciais ao meio ambiente. Nosso método de usar a luz para desencadear o descolamento não é invasivo e nem indolor".

Agora é só torcer para que os pesquisadores consigam convencer alguma empresa a fabricar o novo curativo indolor. Eles terão que concorrer com uma série de inovações que têm sido apresentadas no campo dos curativos:

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Tratamentos

Cuidados com a Pele

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.