28/04/2014

Dicas para uma refeição saudável fora de casa

Com informações da Agência Saúde
É possível fazer refeições saudáveis fora de casa
Saber compor o prato é a chave para ter uma alimentação saudável em restaurantes.
[Imagem: Ministério da Saúde]

Você costuma almoçar fora de casa?

Então saiba que, mesmo fazendo as refeições em restaurantes durante a semana, dá para manter a alimentação saudável e a saúde em dia.

É o que afirma a nutricionista Raquel Sanchez Franz, da Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor do Ministério da Saúde.

"O ideal é montar um prato equilibrado em nutrientes, proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas, minerais e fibras", explica Raquel.

Veja abaixo as dicas da nutricionista para manter uma alimentação saudável mesmo almoçando fora de casa:

Sirva metade do prato de hortaliças

Isso garante a quantidade adequada de vitaminas, minerais e fibras.

¼ do prato deve conter um alimento fonte de proteína

Carnes magras, frango, peixe e ovo são ótimas fontes de proteína. Além disso, é importante dar preferência pelas opções grelhadas, assadas ou cozidas. Evitar alimentos fritos e ricos em gordura.

O prato deve conter um alimento energético

Arroz integral, batata, massas, mandioca, inhame e cará são excelentes fontes de carboidratos e podem vir acompanhados de uma leguminosa como feijões, ervilha, lentilha, grão-de-bico ou soja, são fontes de proteína vegetal e também de fibras;

Arroz e feijão: combinação perfeita

Arroz e feijão juntos formam uma combinação perfeita de nutrientes - mais especificamente de aminoácidos, que são complementares e geram uma série de benefícios à saúde.

Gotas de azeite fazem bem à saúde

"O azeite de oliva extra virgem é fonte de gorduras mono e poli-insaturadas, conhecidas como gorduras boas. Adicionar umas gotinhas na refeição traz uma série de benefícios, principalmente à saúde cardiovascular. Lembrando que é importante moderar na quantidade de azeite, porque 1 colher de sopa possui aproximadamente 100Kcal," explica Raquel.

Guia Alimentar

No início deste ano, o Ministério da Saúde disponibilizou gratuitamente para a população o Guia Alimentar da População Brasileira.

O manual orienta sobre os cuidados com a saúde e como manter uma alimentação saudável e balanceada.

A principal recomendação do Guia, na sua versão 2014, é pelo consumo de alimentos frescos, de procedência conhecida e utilizando como base da dieta alimentos in natura (de origem vegetal e animal), como carnes, verduras, legumes e frutas.

O manual também recomenda que as pessoas optem por refeições caseiras e evitem a alimentação em redes de fast food (refeições prontas).

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Vitaminas

Trabalho e Emprego

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.