26/09/2023

Dieta com amido resistente ajuda a combater fígado gorduroso

Redação do Diário da Saúde
Dieta com amido resistente ajuda a combater fígado gorduroso
É uma intervenção simples e eficaz contra uma condição para a qual não há tratamento.
[Imagem: Yueqiong Ni et al. - 10.1016/j.cmet.2023.08.002]

Fígado gorduroso

Alguns estudos sugeriram que a doença hepática gordurosa (DHGNA) que não é causada pelo consumo excessivo de álcool está intimamente relacionada com o microbioma intestinal, e os alimentos dirigidos à microbiota podem ser uma intervenção não farmacológica eficaz para lidar com a condição.

Para confirmar essa hipótese, Yueqiong Ni e colegas da Universidade de Jena (Alemanha) realizaram um estudo clínico nutricional com pacientes afetados pela doença.

"Nós descobrimos que os participantes do estudo se beneficiaram de uma dieta com amido resistente, uma vez que o acúmulo de gordura no fígado doente foi reduzido. Além disso, observamos um aumento de certos tipos de bactérias no intestino dos participantes; essas bactérias influenciaram positivamente a redução e o transporte de gordura no fígado. Além disso, a redução dos biomarcadores de DHGNA e de inflamação indicam um alívio dos danos ao fígado," resumiu o professor Gianni Panagiotou, coordenador da equipe.

Amido resistente

O amido resistente pertence às fibras alimentares e é encontrado, por exemplo, em batatas cruas, bananas verdes, feijões e em pães e massas integrais. Ele consiste em fibras indigeríveis e, portanto, tem efeito prebiótico no intestino.

"Descobrimos que o número de bactérias benéficas aumenta quando o amido resistente é metabolizado por microrganismos no cólon. Ao mesmo tempo, o número de bactérias nocivas diminui. Isso leva a um microbioma intestinal mais equilibrado e tem um impacto positivo na saúde," disse Ni, notando que o nível de Bacteroides stercoris, em particular, que aumenta significativamente quanto mais grave for a doença, foi reduzido com a adoção da intervenção com amido resistente.

Não existem tratamentos aprovados contra DHGNA, que é considerada "epidêmica" pela Organização Mundial da Saúde, já que atinge cerca de 30% da população mundial.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Resistant starch decreases intrahepatic triglycerides in patients with NAFLD via gut microbiome alterations
Autores: Yueqiong Ni, Lingling Qian, Sara Leal Siliceo, Xiaoxue Long, Emmanouil Nychas, Yan Liu, Marsena Jasiel Ismaiah, Howell Leung, Lei Zhang, Qiongmei Gao, Qian Wu, Ying Zhang, Xi Jia, Shuangbo Liu, Rui Yuan, Lina Zhou, Xiaolin Wang, Qi Li, Yueliang Zhao, Hani El-Nezami, Aimin Xu, Guowang Xu, Huating Li, Gianni Panagiotou, Weiping Jia
Publicação: Cell Metabolism
Vol.: 35, ISSUE 9, P1530-1547.e8
DOI: 10.1016/j.cmet.2023.08.002
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Dietas e Emagrecimento

Tratamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.