02/08/2019

Diversidade nas equipes leva a resultados positivos - mas não para todos

Com informações da Umich
Diversidade nas equipes leva a resultados positivos - mas não para todos
Equipes diversas podem ter problemas com a alocação de crédito, diferenças de perspectivas e dinâmicas desiguais de poder.
[Imagem: Umich/Divulgação]

Diversidade de opiniões

Indivíduos que trabalham em equipes com mais diversidade podem ter melhores resultados do que aqueles em grupos homogêneos, dizem as pesquisas.

Mas um novo estudo realizado pelas universidades de Michigan e Estadual de Michigan descobriu que os próprios indivíduos que adicionam diversidade às suas equipes científicas, surpreendentemente, não experimentam resultados positivos.

Os pesquisadores examinaram a diversidade em duas categorias: demográfica (raça, sexo, identidade de gênero, orientação sexual, nacionalidade) e científica (fase da carreira, disciplina acadêmica, título/posição na equipe).

Uma amostra de 266 participantes de 105 equipes de ciências ambientais completou questionários sobre a diversidade individual e de equipe, satisfação com suas equipes e práticas de autoria e percepções da frequência de compartilhamento de dados. Eles também divulgaram percepções do clima de sua equipe, incluindo colaboração de equipe, inclusão e justiça processual, que se concentraram em influenciar as políticas da equipe relacionadas à pesquisa.

Participantes com características demográficas mais sub-representadas (por exemplo, mulheres negras, homens homossexuais não nascidos nos EUA) perceberam que o clima da equipe - ou atitudes e expectativas da equipe - era mais negativo. Isso foi associado a uma menor satisfação da equipe e a percepções mais negativas de autoria e compartilhamento de dados em suas equipes, disse a principal autora do estudo, Isis Settles.

No entanto, independentemente de suas próprias características demográficas, os indivíduos em equipes diversas perceberam o clima de forma mais positiva do que os indivíduos em equipes mais homogêneas.

O ideal, disse Settles, é melhorar os resultados em termos de justiça processual, colaboração e inclusão. As políticas de equipe devem ser claras e abertamente discutidas, e as políticas e procedimentos transparentes devem ser seguidos para aliviar os desequilíbrios de poder.


Ver mais notícias sobre os temas:

Trabalho e Emprego

Relacionamentos

Educação

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2019 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.