24/01/2013

Dormir bem aumenta sentimentos de gratidão

Redação do Diário da Saúde
Dormir bem aumenta sentimentos de gratidão
Em contraste com o "cada um por si" de muitas interpretações da teoria da evolução pela seleção natural, os cientistas defendem que os seres humanos são tão bem-sucedidos como espécie precisamente por causa do nosso carinho, altruísmo e compaixão: Nascidos para o amor: teoria defende a sobrevivência do mais bondoso.
[Imagem: Wikimedia]

Sono e gratidão

Todos nós sabemos que uma boa noite de sono é ótimo para a nossa saúde e bem-estar geral.

Mas uma série de novos estudos descobriu um benefício surpreendente de um sono bom: mais sentimentos de gratidão nos relacionamentos interpessoais.

"Pesquisas anteriores mostraram que a gratidão promove um bom sono, mas nosso estudo olha a conexão na direção inversa e, pelo que sabemos, é o primeiro a mostrar que experiências diárias de sono de má qualidade estão negativamente associadas com a gratidão para com os outros - uma emoção importante que ajuda a formar e estreitar os laços sociais," disse Amie Gordon, da Universidade de Califórnia em Berkeley.

Dormir para se sentir agradecido

Um grande número de estudos tem documentado que as pessoas que sentem gratidão - sentem-se agradecidas pelo que os outros fazem ou pela companhia - são mais felizes e saudáveis.

Em três novos estudos, a Dra. Amie e sua colega Serena Chen, também da Universidade da Califórnia, analisaram em detalhes como um sono ruim afeta os sentimentos de gratidão.

No primeiro estudo, pessoas que tiveram uma noite de sono ruim mostraram menor gratidão depois de enumerar cinco coisas que valorizaram em sua vida.

No segundo estudo, foram comparados a qualidade do sono e os sentimentos de gratidão de voluntários durante duas semanas. Os resultados mostraram não apenas um declínio na gratidão nos dias de sono ruim, como também os participantes relataram sentir mais egoísmo naqueles dias.

O estudo final avaliou casais, e mostrou que as pessoas tendem a se sentir menos gratas com relação aos seus parceiros depois de dormirem mal.

"Em pleno acordo com esta constatação, as pessoas relataram sentir-se menos valorizadas por seus parceiros quando algum deles dorme mal, o que sugere que a falta de gratidão é transmitida para o parceiro," diz Amie.

Psicologia social

Os psicólogos sociais estão cada vez mais reconhecendo que comportamentos "pró-sociais" - incluindo agradecer e oferecer coisas aos outros - são essenciais para o nosso bem-estar psicológico.

Mesmo a forma como escolhemos gastar o nosso dinheiro em compras afeta nossa saúde e felicidade.

E as crianças desenvolvem maneiras específicas para ajudar os outros desde idades muito jovens.

A Dra. Amie Gordon e outros pesquisadores apresentaram algumas das últimas descobertas na área na reunião anual da Sociedade de Psicologia Social e Personalidade (SPSP), que está ocorrendo em Nova Orleans (EUA).

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sentimentos

Sono

Relacionamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.