Emoções misturadas
No último filme da Pixar, Divertida Mente 2, sentimentos complexos, como inveja, vergonha, tédio e ansiedade se juntam ao elenco de personagens do primeiro filme, que contava com raiva, tristeza, nojo, medo e alegria.
Isso coloca em questão emoções que os especialistas não consideram emoções "puras", mas formas emocionais mais complexas, eventualmente oriundas das mesclas de duas ou mais emoções mais fundamentais.
A equipe do professor Anthony Vaccaro, da Universidade do Sul da Califórnia, acredita ter bons conselhos na determinação de como dar vida a esse tipo de "emoção mista".
Em seu estudo mais recente, a equipe descobriu que o cérebro apresenta uma atividade neural característica quando a pessoa está experimentando "emoções misturadas", que podem ser tanto a nostalgia quanto sensações como um sabor agridoce.
A descoberta é importante para ajudar a resolver um debate científico de longa data: Se as "emoções mistas" surgem de uma atividade única no cérebro ou se estamos apenas oscilando entre os sentimentos fundamentais que se misturam.
Emoções mistas
Este estudo é importante porque emoções confusas são uma experiência comum, mas têm sido pouco estudadas cientificamente por vários motivos.
As teorias mais aceitas afirmam, por exemplo, que as emoções existiriam apenas em um espectro que vai do negativo ao positivo, mas a nostalgia é claramente um exemplo de emoção mista. Contudo, é mais fácil estudar um sentimento de cada vez. "É difícil evocar essas emoções complexas de forma realista dentro do laboratório," justifica o professor Jonas Kaplan.
Mas a equipe conseguiu algumas informações novas importantes:
"Não apenas descobrimos uma atividade cerebral correlacionada com as emoções mistas, mas também descobrimos que ela se manteve estável ao longo do tempo," disse Vaccaro. "Você não está oscilando entre o negativo e o positivo. É uma emoção mista e única durante um longo período."
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Emoções | Sentimentos | Relacionamentos | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.