07/03/2023

Emoções negativas podem ser energizantes, mas vão cobrar o preço

Redação do Diário da Saúde

Lado sombrio

Explorar seu lado sombrio e tirar proveito da ansiedade e da raiva parece de fato gerar mais sucesso no mundo competitivo das grandes corporações.

Mas haverá um preço alto: Você desfrutará menos das alegrias e diversões e, por decorrência, afetará negativamente sua saúde.

Esta é a conclusão do professor Reinhard Pekrun, da Universidade Essex (Reino Unido), que reuniu uma equipe para estudar o que ele chama de "emoções de realização".

Apesar de serem vistas como emoções negativas, a ansiedade e a raiva podem ser energizantes. No entanto, esses sentimentos mais sombrios vieram associados à falta de pensamento estratégico e a problemas de saúde, incluindo sintomas psicossomáticos relacionados ao estresse, como dores de cabeça, náuseas, dores nas costas e falta de sono.

"Curiosamente, descobrimos que sentimentos como ansiedade e raiva às vezes podem nos motivar mais do que prazer ou relaxamento.

"No entanto, apesar de seus poderes energizantes, o fio da navalha da ansiedade pode levar a problemas de saúde mental, prejudicar o funcionamento do sistema imunológico e levar a uma queda no desempenho a longo prazo," disse Pekrun.

Emoções da luz

Além de apontar o que é ruim, o estudo também identificou as emoções do "lado da luz", aquelas que vêm acompanhadas apenas de efeitos benéficos.

A esperança foi a emoção mais poderosa, com os experimentos revelando percepções positivas e sentimentos de controle que levam ao prazer de aprender, desejo de sucesso e orgulho na realização dos feitos a que a pessoa se propõe.

Por exemplo, quando dois voluntários com habilidades iguais faziam o mesmo teste, aquele que pontuara mais em esperança em geral sempre tirava uma nota mais alta do que seu colega de mentalidade mais negativa ou agressiva.

Os experimentos envolveram mais de 1.000 pessoas na Alemanha, Canadá, EUA e Grã-Bretanha, que foram avaliadas em diferentes situações desafiadoras na universidade e no local de trabalho.

"A esperança geral foi a maneira mais saudável e melhor de estimular o sucesso e promover a felicidade a longo prazo. Desta forma, o fracasso e a disputa não definem o futuro de uma pessoa, é a percepção das falhas que tem um forte efeito nas respostas emocionais," disse Pekrun.

A equipe afirma esperar que sua pesquisa influencie a forma como treinadores, professores, gerentes e gurus trabalhem para motivar seus pupilos e inspirem a obtenção de realizações, uma área que hoje é tipicamente dominada por apelos a emoções do lado sombrio.

Checagem com artigo científico:

Artigo: A Three-Dimensional Taxonomy of Achievement Emotions
Autores: Reinhard Pekrun, Herbert W. Marsh, Andrew J. Elliot, Kristina Stockinger, Raymond P. Perry, Elisabeth Vogl, Thomas Goetz, Wijnand A. P. van Tilburg, Oliver Lüdtke, Walter P. Vispoel
Publicação: Journal of Personality and Social Psychology
Vol.: 124(1), 145-178
DOI: 10.1037/pspp0000448
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Emoções

Comportamento

Trabalho e Emprego

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.