17/03/2015

Espelho virtual testa maquiagem antes da aplicação

Redação do Diário da Saúde
Espelho virtual testa maquiagem antes da aplicação
A imagem pode ser congelada para que a pessoa não precise ficar imóvel enquanto testa os diversos tipos de maquiagem.
[Imagem: Pedro Bolle/USP Imagens]

Um equipamento criado por pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) cria um ambiente virtual interativo para simulação da maquiagem.

O simulador permite que a pessoa escolha os produtos e a sua aplicação na própria imagem, fazendo uma maquiagem virtual antes de se decidir a aplicar cada produto no próprio rosto - se não gostar, basta apagar a maquiagem virtual da tela.

A interface é composta por um computador com monitor sensível ao toque e um sensor kinect.

O monitor sensível ao toque faz o papel de um espelho. "Com ele pode-se escolher o produto e outras características para a aplicação da maquiagem, que é realizada tocando o monitor na região do rosto desejada para sua aplicação," explica Filipe Morgado Campos, que desenvolveu o equipamento em conjunto com o professor Carlos Hitoshi Morimoto.

Imagem congelada

A usuária pode aplicar a maquiagem livremente, escolhendo os tipos de produto, suas cores e intensidades para combiná-las e aplicá-las em qualquer lugar da face, criando efeitos diversos.

"É possível aplicar, por exemplo, mais de um produto em uma mesma região da face," relata Filipe, "Ou, caso a usuária permaneça com seu dedo em um mesmo local da face ou toque essa região múltiplas vezes, a maquiagem será intensificada proporcionalmente ao tempo ou ao número de vezes em que o local foi tocado".

Para facilitar o uso do espelho virtual é possível congelar a imagem do espelho para aplicar os cosméticos. Desta forma, não há necessidade de manter a face imóvel enquanto os testes de maquiagem são feitos.

Ainda não há previsão de lançamento do aparelho no mercado.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Softwares

Higiene Pessoal

Cuidados com a Pele

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.