Espuma de celulose viabilizará implantes ósseos do futuro

Espuma de celulose viabilizará implantes ósseos do futuro
Nanocristais de celulose foram tratados para formar um aerogel, que serve como suporte para o crescimento das células ósseas.
[Imagem: Clare Kiernan/UBC]

Espuma que vira osso

Estas pequenas amostras prometem nada menos do que se tornar o material dos implantes ósseos do futuro.

É uma substância aerada, parecida com uma espuma, feita de celulose vegetal e que pode ser injetada no corpo e funcionar como suporte para o crescimento de um novo osso.

Ela é fabricada tratando os nanocristais derivados da celulose vegetal de modo que eles se liguem e formem uma esponja forte, mas leve - tecnicamente falando, um aerogel - que pode se comprimir ou expandir conforme necessário para preencher completamente uma cavidade óssea.

"A maioria dos enxertos ósseos ou implantes são feitos de cerâmica dura e quebradiça, que nem sempre se ajusta à forma do orifício, e essas lacunas podem levar a um crescimento ruim do osso e à falha do implante. Criamos este aerogel de nanocristal de celulose como uma alternativa eficaz para esses materiais sintéticos," disse o professor Daniel Osorio, que desenvolveu o material com seus colegas das universidades da Colúmbia Britânica e McMaster (Canadá).

Os primeiros testes foram feitos em dois grupos de ratos, com o primeiro grupo recebendo os implantes de aerogel e o segundo grupo não. Os resultados mostraram que o grupo com o novo material apresentou 33% mais crescimento ósseo na marca de três semanas e 50% mais crescimento ósseo na marca de 12 semanas, em comparação com os controles.

"Podemos ver este aerogel sendo usado para uma série de aplicações, incluindo implantes dentários e cirurgias de substituição da coluna vertebral e articulação. E ele será barato porque a matéria-prima, a nanocelulose, já está sendo produzida em quantidades comerciais," disse a pesquisadora Kathryn Grandfield.


Ver mais notícias sobre os temas:

Ossos e Articulações

Implantes

Próteses

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2018 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.