29/04/2019

Espuma de celulose viabilizará implantes ósseos do futuro

Redação do Diário da Saúde
Espuma de celulose viabilizará implantes ósseos do futuro
Nanocristais de celulose foram tratados para formar um aerogel, que serve como suporte para o crescimento das células ósseas.
[Imagem: Clare Kiernan/UBC]

Espuma que vira osso

Estas pequenas amostras prometem nada menos do que se tornar o material dos implantes ósseos do futuro.

É uma substância aerada, parecida com uma espuma, feita de celulose vegetal e que pode ser injetada no corpo e funcionar como suporte para o crescimento de um novo osso.

Ela é fabricada tratando os nanocristais derivados da celulose vegetal de modo que eles se liguem e formem uma esponja forte, mas leve - tecnicamente falando, um aerogel - que pode se comprimir ou expandir conforme necessário para preencher completamente uma cavidade óssea.

"A maioria dos enxertos ósseos ou implantes são feitos de cerâmica dura e quebradiça, que nem sempre se ajusta à forma do orifício, e essas lacunas podem levar a um crescimento ruim do osso e à falha do implante. Criamos este aerogel de nanocristal de celulose como uma alternativa eficaz para esses materiais sintéticos," disse o professor Daniel Osorio, que desenvolveu o material com seus colegas das universidades da Colúmbia Britânica e McMaster (Canadá).

Os primeiros testes foram feitos em dois grupos de ratos, com o primeiro grupo recebendo os implantes de aerogel e o segundo grupo não. Os resultados mostraram que o grupo com o novo material apresentou 33% mais crescimento ósseo na marca de três semanas e 50% mais crescimento ósseo na marca de 12 semanas, em comparação com os controles.

"Podemos ver este aerogel sendo usado para uma série de aplicações, incluindo implantes dentários e cirurgias de substituição da coluna vertebral e articulação. E ele será barato porque a matéria-prima, a nanocelulose, já está sendo produzida em quantidades comerciais," disse a pesquisadora Kathryn Grandfield.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Ossos e Articulações

Implantes

Próteses

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.