23/08/2019

Estresse e ansiedade não são sempre ruins

Redação do Diário da Saúde
Estresse e ansiedade não são sempre ruins
Têm sido descobertas novas rotas para tratar a ansiedade, mas há também caminhos mais amenos, como 10 minutos de meditação ou uma visita a uma área verde para lidar também com o estresse.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Estresse e ansiedade úteis

As pessoas geralmente pensam no estresse e na ansiedade como conceitos negativos, mas, embora ambos possam atingir níveis não saudáveis e prejudiciais, os psicólogos há muito sabem que ambos são inevitáveis - e que muitas vezes desempenham um papel útil, e não prejudicial, em nossas vidas diárias.

"Muitas [pessoas] atualmente se sentem estressadas quanto a estarem estressadas e ansiosas por estarem ansiosas. Infelizmente, quando alguém chega a um profissional em busca de ajuda, o estresse e a ansiedade já aumentaram para níveis não saudáveis," disse a Dra. Lisa Damour que, além de psicólogica clínica e pesquisadora, também escreve uma coluna no jornal New York Times sobre o tema.

O estresse geralmente ocorre quando as pessoas operam no limite de suas habilidades - quando elas se esforçam ou são forçadas pelas circunstâncias a se estender além dos seus limites. Também é importante entender que o estresse pode resultar de eventos ruins e de eventos bons. Por exemplo, ser demitido é estressante, mas também o é trazer seu bebê para casa pela primeira vez.

A ansiedade também recebe uma censura desnecessariamente ruim, de acordo com Damour.

"Como todos os psicólogos sabem, a ansiedade é um sistema interno de alarme, provavelmente transmitido pela evolução, que nos alerta para ameaças tanto externas - como um motorista mudando de faixa à frente - quanto internas - como quando nós procrastinamos por muito tempo e é hora de começar o nosso trabalho," disse Damour.

Ver a ansiedade às vezes como útil e protetora permite que as pessoas façam bom uso dela. Por exemplo, Damour conta que frequentemente orienta seus clientes adolescentes a prestar atenção se eles começam a se sentir ansiosos em uma festa porque seus nervos podem estar alertando-os para um problema ou um risco.

"Da mesma forma, se uma cliente compartilha que está preocupada com uma prova para a qual ela ainda não estudou, sou rápida em tranquilizá-la de que ela está tendo a reação certa e que ela se sentirá melhor assim que pegar os livros," contou.

Estresse e ansiedade crônicos

Isso não significa dizer que agora o estresse e a ansiedade não devam mais ser vistos como algo que pode trazer problemas, ressalva Damour. O estresse pode se tornar prejudicial se for crônico (não permitindo a possibilidade de recuperação) ou se for traumático (psicologicamente catastrófico).

"Em outras palavras, o estresse causa danos quando excede qualquer nível que uma pessoa possa razoavelmente absorver ou usar para construir força psicológica," disse a psicóloga. "Da mesma forma, a ansiedade torna-se não saudável quando o alarme não faz sentido. Às vezes, as pessoas se sentem rotineiramente ansiosas sem motivo algum. Em outros momentos, o alarme é totalmente desproporcional à ameaça, como quando um aluno tem um ataque de pânico ante uma prova sem maior importância."

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Emoções

Relacionamentos

Mente

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.