10/06/2019

Extrato de jabuticaba que previne doenças vira produto comercial

Redação do Diário da Saúde
Extrato de jabuticaba que previne doenças vira produto comercial
Os testes mostraram que o extrato da jabuticaba evita o ganho de peso e combate o pré-diabetes.
[Imagem: Antoninho Perri/Jornal da Unicamp]

Benefícios da jabuticaba

A jabuticaba contém, em sua casca, propriedades que, ao serem inseridas na formulação de um suplemento alimentar, trazem benefícios para a saúde, podendo ser eficazes no controle do peso e utilizadas para prevenir doenças, entre as quais a inflamação da próstata.

A descoberta do efeito probiótico da casca da jabuticaba foi feita por pesquisadores da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp.

E agora o extrato criado durante a pesquisa irá virar um produto comercial através da Rubian Extratos, empresa emergente lançada na incubadora de empresas de base tecnológica da universidade.

A composição do extrato inclui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, com eficácia no combate ao aumento do colesterol e à multiplicação de células cancerígenas, além de dispor de capacidade para modular o metabolismo hormonal e de glicose. Dentre os resultados alcançados nos testes laboratoriais, estão ainda o auxílio na perda ou não ganho de peso e na prevenção da inflamação da próstata.

Suplemento alimentar de jabuticaba

O produto será lançado na forma de um suplemento alimentar, registrado na Anvisa. O produto deverá chegar ao mercado até meados de 2020 porque, além da autorização dos órgãos regulatórios, ainda é necessário o desenvolvimento do processo em maior escala, assim como a realização de estudos toxicológicos e de embalagem.

"O grande diferencial desta tecnologia se baseia no aspecto nutracêutico do produto. Existem medicamentos que combatem a obesidade e câncer de próstata, mas os efeitos colaterais nem sempre são desprezíveis. Nosso extrato, nos estudos realizados em escala laboratorial, mostrou excelente eficácia e não evidenciamos efeitos colaterais," comentou o professor Mário Maróstica Júnior, que realizou a pesquisa em conjunto com a professora Valéria Alves Quitete.

A fabricação do suplemento alimentar de jabuticaba usará o resíduo da indústria de sucos e geleias como fonte de matéria-prima.


Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos Naturais

Plantas Medicinais

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2018 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.