05/11/2019

Faça exercícios antes do café da manhã e ganhe saúde

Redação do Diário da Saúde
Faça exercícios antes do café da manhã e ganhe saúde
Desfrute dos exercícios físicos. Mas, se sua preocupação maior é com a perda de peso, saiba que os exercícios são mais críticos que a dieta.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Faça exercícios antes de comer

Simplesmente alterando o horário de comer e se exercitar, as pessoas podem melhorar seus ganhos de saúde, conforme medidos por seus níveis de açúcar no sangue.

O experimento de seis semanas envolveu trinta homens classificados como obesos ou com sobrepeso, que foram comparados com dois grupos de intervenção (que tomaram café da manhã ou antes ou após o exercício) e um grupo de controle (que não alterou o estilo de vida).

Os voluntários que realizaram exercícios antes do café da manhã queimaram o dobro da quantidade de gordura do que o grupo que se exercitou após o café da manhã.

Os pesquisadores descobriram que o aumento do gasto de gordura deve-se principalmente aos níveis mais baixos de insulina durante o exercício. Como não houve ingestão de alimento durante a noite, o corpo acabou usando mais gordura do tecido adiposo e gordura dentro dos músculos como combustível.

Benefícios profundos e positivos à saúde

Como primeiro teste desta abordagem, o estudo inicial envolveu apenas homens, mas a equipe pretende prosseguir incluindo diferentes grupos, a começar pelas mulheres.

Embora a intervenção não tenha resultado em diferenças na perda de peso durante as seis semanas, os efeitos foram "profundos e positivos" para a saúde, dizem os pesquisadores, porque os corpos foram mais capazes de responder à insulina, mantendo os níveis de açúcar no sangue sob controle e potencialmente diminuindo o risco de diabetes e doenças cardíacas.

"Nossos resultados sugerem que mudar o momento em que você come em relação ao exercício pode trazer mudanças profundas e positivas à sua saúde geral. O grupo que se exercitou antes do café da manhã aumentou sua capacidade de responder à insulina, o que é ainda mais notável dado que ambos os grupos de exercícios perderam uma quantidade semelhante de peso e ganharam uma quantidade semelhante de condicionamento físico. A única diferença foi o momento da ingestão de alimentos," disse o Dr. Javier Gonzalez, da Universidade de Bath (Reino Unido).

Checagem com artigo científico:

Artigo: Lipid metabolism links nutrient-exercise timing to insulin sensitivity in men classified as overweight or obese
Autores: R. M. Edinburgh, H. E. Bradley, N-F. Abdullah, S. L. Robinson, O. J. Chrzanowski-Smith, J. -P. Walhin, S. Joanisse, K. N. Manolopoulos, A. Philp, A. Hengist, A. Chabowski, F. M. Brodsky, F. Koumanov, J. A. Betts, D. Thompson, G. A. Wallis, J. T. Gonzalez
Publicação: Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism
Vol.: dgz104
DOI: 10.1210/clinem/dgz104
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Atividades Físicas

Dietas e Emagrecimento

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.