19/04/2019

França alerta sobre uso de ibuprofeno e cetoprofeno

Com informações da Agência Brasil
França alerta sobre uso de ibuprofeno e cetoprofeno
A agência francesa recomenda doses mínimas e que o uso seja feito durante o menor tempo possíve.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Riscos do ibuprofeno e cetoprofeno

A Agência Nacional de Segurança do Medicamento e dos Produtos de Saúde (ANSM) da França fez uma advertência sobre os riscos do uso das substâncias ibuprofeno e cetoprofeno.

Os dois medicamentos têm função analgésica, antitérmica e anti-inflamatória e são muito usados no Brasil, indicados para casos de dores musculares, de cabeça, de garganta e de dente e até mesmo cólica menstrual.

De acordo com agência francesa, esses medicamentos podem agravar infecções durante o tratamento.

As recomendações feitas pela entidade serão analisadas por agências similares de outros países integrantes da União Europeia porque as autorizações dos medicamentos são feitas para toda a Europa, e não apenas para um país.

Não mais do que três dias

A agência francesa recomenda dar preferência ao uso do paracetamol, em vez do ibuprofeno e do cetoprofeno, em caso de dor ou febre, sobretudo em casos de infecção como anginas, rinofaringites, otites, tosse, infeção pulmonar, assim como lesões cutâneas ou varicela.

Também sugere dosagens mínimas e eficazes dos dois medicamentos e que seu uso seja feito durante o menor tempo possível, interrompendo o tratamento assim que o sintoma desaparecer, e que o tratamento não dure mais de três dias, em caso de febre, nem mais de cinco dias, em caso de dor.

As recomendações decorrem de um estudo que analisou 337 casos de complicações infecciosas graves com ibuprofeno e 49 com cetoprofeno e que estiveram na origem de hospitalizações, sequelas e até mesmo morte.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos

Intoxicação

Infecções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.