08/03/2021

Ginseng vermelho evita metástase do câncer de pulmão

Redação do Diário da Saúde
Ginseng vermelho evita metástase do câncer de pulmão
Os resultados foram obtidos com a concentração do princípio ativo do ginseng por um método usando micro-ondas.
[Imagem: KIST]

Ginseng contra o câncer

O ginseng vermelho, usado como ingrediente na medicina tradicional oriental, está agora ganhando seu espaço no meio científico, comprovando sua ação como um material funcional por seus efeitos na promoção da saúde.

Os testes mais recentes demonstraram que o ginseng vermelho tem efeitos inibitórios contra a metástase do câncer de pulmão.

Dois componentes do ginseng vermelho - Rk1 e Rg5 - podem suprimir significativamente a metástase do câncer de pulmão.

O ginseng já é usado há milênios na medicina tradicional, mas a composição e a atividade do ginseng vermelho variam dependendo do método com que ele é processado, e esta se tornou uma área ativa de pesquisa científica.

Hyunhee Kim e seus colegas do Conselho Nacional de Pesquisas em Ciência e Tecnologia (Coreia do Sul) desenvolveram um novo método de processamento de micro-ondas para o ginseng vermelho que aumenta a concentração dos três principais componentes ativos - Rg3, Rk1 e Rg5 - da substância em mais de 20 vezes.

Metástase do câncer de pulmão

A mesma equipe já havia demonstrado anteriormente que o ginseng vermelho produzido por este método de processamento de micro-ondas, que eles chamaram de KMxG, é eficaz contra o câncer de próstata, câncer cervical e câncer de pele, e tem efeitos protetores contra danos renais induzidos por drogas.

Agora eles ampliaram o estudo com casos específicos de câncer de pulmão, que é geralmente fatal, mostrando que a substância não apenas ataca o tumor, mas também evita seu espalhamento.

"Embora já se tenha demonstrado que os componentes do ginseng vermelho matam células cancerosas, este estudo provou que esses componentes do ginseng vermelho têm outros efeitos anticâncer e podem inibir a metástase do câncer de pulmão. Isso fornece evidências científicas que podem levar ao desenvolvimento futuro de medicamentos anticâncer, drogas contra o câncer derivadas de produtos naturais," observou o Dr. Jungyeob Ham.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Ginsenosides Rk1 and Rg5 inhibit transforming growth factor-1-induced epithelial-mesenchymal transition and suppress migration, invasion, anoikis resistance
Autores: Hyunhee Kim, Pilju Choi, Taejung Kim, Youngseok Kim, Bong Geun Song, Young-Tae Park, Seon-Jun Choi, Cheol Hee Yoon, Won-Chul Lim, Hyeonseok Ko, Jungyeob Ham
Publicação: Journal of Ginseng Research
Vol.: 45, Issue 1, Pages 134-148
DOI: 10.1016/j.jgr.2020.02.005
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos Naturais

Plantas Medicinais

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.