19/08/2013

Hacker invade babá eletrônica e grita palavrões para criança

Com informações da BBC

Um hacker invadiu o circuito de uma babá eletrônica e gritou insultos para uma criança de 2 anos, aproveitando-se de uma vulnerabilidade do sistema computadorizado do aparelho.

Segundo a emissora ABC News, Marc e Lauren Gilbert, um casal de Houston, Texas, escutou uma voz "de sotaque britânico ou europeu" gritando ofensas e obscenidades pela câmera da empresa Foscam.

A filha do casal, Allyson, estava no quarto, dormindo. A menina é surda, o que acabou sendo "uma bênção" nesse episódio, disseram seus pais.

Pela câmera, o hacker foi capaz de ver o nome da criança escrito na parede do quarto.

"A sensação era de que tinham invadido a nossa casa", disse Marc.

A Foscam, que anuncia seu produto como a "babá eletrônica ideal", ainda não comentou o caso nos EUA. Mas sua revendedora na Grã-Bretanha disse à BBC que vai entrar em contato com sua base de consumidores para alertá-los "quanto à importância de proteger suas câmeras com senhas".

Os hackers compartilham informações sobre como acessar câmeras não protegidas em fóruns online. Usando mecanismos de busca especializados, é possível até mesmo delimitar a localização das câmeras.

Em um desses fóruns, havia listas para acessar câmeras de "escolas e creches" ou de "quartos infantis".

Em abril, a empresa de segurança Qualys descobriu brechas em equipamentos da Foscam e, no ano passado, outra empresa, a Trendnet, teve de atualizar seu sistema para consertar falhas que deixaram milhares de câmeras expostas à ação de invasores.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Violência

Cuidados com o Recém-nascido

Softwares

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.