29/11/2017

Homeopatia visa cuidado do paciente, não da doença

Redação do Diário da Saúde
Homeopatia visa cuidado do paciente, não da doença
Samuel Hahnemann, fundador da homeopatia, um sistema médico completo baseado no equilíbrio da energia vital.
[Imagem: Wikipedia]

Integralidade do paciente

Diferentemente da medicina tradicional, ou alopática, que avalia os sintomas, diagnostica a doença e prescreve o tratamento, a medicina homeopática vai além e tenta encontrar a raiz da doença por meio de uma avaliação de todo o equilíbrio do organismo do paciente.

Como algumas enfermidades têm, por exemplo, uma causa emocional, a homeopatia vai buscar não só curar a doença que se instalou no organismo, mas cuidar da saúde emocional que permitiu que essa doença se instalasse.

"O especialista ou habilitado em homeopatia faz uma avaliação considerando diversos critérios, um processo chamado repertorização homeopática. Ele busca um conjunto de sinais e sintomas próprios que são avaliados na homeopatia. Sejam sinais físicos, de comportamento ou emocionais. A partir do momento que ele junta esse conjunto de sinais, ele busca um medicamento apropriado. Ou seja, existe uma individualização do tratamento," detalhou Daniel Amado, coordenador de práticas integrativas e complementares do Ministério da Saúde, por ocasião da comemoração do Dia Nacional da Homeopatia.

O paciente que sofre de enxaqueca, por exemplo, toma remédio e a dor de cabeça vai embora, mas ela pode voltar porque sua causa não foi eliminada. A homeopatia vai investigar essas causas e os gatilhos que dão início às crises de enxaqueca desse paciente, de forma que o tratamento diminua a frequência e até bloqueie novas crises.

Homeopatia no SUS

A homeopatia está presente no SUS desde 2006, por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. O acesso é feito a partir dos serviços de saúde, desde as unidades básicas até os serviços especializados e mesmo em hospitais.

O usuário deve buscar o posto de saúde mais próximo de sua residência ou a secretaria de saúde do seu município para saber como acessar esse tipo de atendimento, que varia de uma cidade para outra.

Os medicamentos homeopáticos estão na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais do SUS (Rename), financiados pelo Ministério da Saúde. Assim, os municípios e estados também podem oferecer esses medicamentos nas unidades de saúde.

"O Ministério da Saúde também desenvolve uma série de projetos de capacitação e formação de trabalhadores nas várias práticas integrativas no sentido de ampliar a abordagem de cuidado, as opções terapêuticas que esses profissionais podem ofertar ao cuidar dos pacientes. Estamos desenvolvendo alguns projetos em parceria com algumas associações como a Associação de Médicos Homeopáticos e a Associação de Farmacêuticos Homeopáticos para o desenvolvimento de cursos voltados para profissionais do SUS," destacou Amado.

Números no SUS

Em 2016, foram 13,5 mil atendimentos individuais para homeopatia em 340 estabelecimentos de saúde, em 259 municípios. Já nos serviços especializados, o número de atendimentos em homeopatia alcançou 202 mil pacientes em 69 serviços.

Dentre a oferta de medicamentos, foram registrados 147 homeopáticos industrializados, 25 manipulados de farmácias próprias dos serviços e 70 manipulados de farmácias conveniadas.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Terapias Alternativas

Medicamentos Naturais

Plantas Medicinais

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.