12/07/2019

Ioga tem forte impacto positivo sobre personalidade de presidiários

Redação do Diário da Saúde
Ioga tem forte impacto positivo sobre personalidade de presidiários
Aqueles que praticaram ioga tiveram um aumento significativo na dimensão de caráter Autodireção.
[Imagem: University West/Divulgação]

Ioga melhora o caráter

Os efeitos da prática da ioga entre presidiários podem ser ainda mais fortes e positivos do que estudos anteriores mostraram.

O nível de maturidade dos presos aumentou após apenas 10 semanas de ioga. Aqueles que participaram das aulas apresentaram um maior senso de responsabilidade, autoaceitação e controle de seus comportamentos.

Nos últimos anos, vários experimentos mostraram que a prática regular da ioga produz efeitos positivos sobre a saúde mental e o comportamento dos detentos.

"O que temos visto anteriormente em nossos estudos é que a prática de ioga está associada com uma diminuição do nível de sofrimento psicológico, atenuação de comportamentos antissociais e aumento do nível de afeto positivo, controle de impulsos e atenção sustentada. Agora queríamos dar um passo adiante e investigar se essas mudanças comportamentais, emocionais e cognitivas poderiam ser medidas em termos de maturidade de caráter," detalhou a professora Nóra Kerekes, da Universidade West, na Suécia.

Mais de 100 presos do sexo masculino participaram do experimento. Eles foram aleatoriamente designados a um grupo de ioga, onde tiveram aulas uma vez por semana, ou para um grupo de controle, onde poderiam fazer uma atividade física de livre escolha - tudo por 10 semanas. Os participantes completaram um teste de personalidade (o Inventário de Temperamento e Caráter), tanto antes como depois das 10 semanas do período de intervenção.

Perfil de personalidade dos presos

Os presos tipicamente apresentam um perfil de personalidade específico, descrito por altas pontuações nas dimensões de temperamento da "Busca por Novidades" (impulsividade e irritabilidade) e "Evitação de Danos" (pessimismo e ansiedade), combinadas com baixas pontuações nas dimensões de caráter da Autodireção (culpabilização e incompetência) e Cooperatividade (hostilidade e egocentrismo). Este perfil de personalidade específico está altamente correlacionado com o comportamento agressivo e antissocial.

As análises dos testes de personalidade mostraram que os reclusos que realizaram regularmente algum tipo de atividade física (ioga ou atividade física de livre escolha) obtiveram menor pontuação na dimensão de temperamento de "Busca por Novidades" (impulsividade e irritabilidade).

O resultado também mostrou escores significativamente menores em ambos os grupos na dimensão de temperamento "Evitação de Danos" (pessimismo e ansiedade). As pessoas que têm pontuações altas em Evitação de Danos têm medo de conflitos, blindam a si mesmas, frequentemente evitam outras pessoas, são preocupadas e pessimistas.

O resultado mais importante foi, no entanto, que aqueles que praticaram ioga tiveram um aumento significativo na dimensão de caráter Autodireção, com menores níveis de culpabilização e incompetência.

"Pontuações mais altas em Autodireção sugerem um aumento do autocontrole sobre os impulsos emocionais, aumento da responsabilidade e desenvoltura. De acordo com nosso estudo, a ioga regular pode melhorar essas características, em outras palavras, pode aumentar a maturidade do caráter da pessoa. É possível que um caráter maduro possa reduzir o risco de reincidência, mas isso precisa de mais investigação," finalizou Nóra Kerekes.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Comportamento

Meditação

Espiritualidade

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.