12/07/2021

Lente de contato auditiva revoluciona aparelhos auditivos

Site Inovação Tecnológica
Lente de contato auditiva promete revolucionar aparelhos auditivos
Apesar de ficar instalado profundamente no ouvido, o aparelho não é um implante.
[Imagem: Vibrosonic]

Lente de contato auditiva

Os implantes e aparelhos externos de auxílio à audição existem há décadas e ajudam muitos pacientes, mas estão longe de apresentarem um funcionamento ideal.

Para tentar suprir essa lacuna, pesquisadores alemães criaram agora o que eles estão chamando de "lente de contato auditiva".

É um aparelho auditivo inovador porque ele conta com um alto-falante integrado, que fica diretamente no tímpano, daí o seu nome - assim como uma lente de contato fica junto dos olhos em comparação com os óculos, a lente de contato auditiva fica junto ao tímpano, e não próximo dele.

A qualidade do som que o aparelho ofereceu durante os primeiros testes superou todos os outros aparelhos auditivos atualmente no mercado, afirmam os professores Dominik Kaltenbacher e Jonathan Schächtele, da Universidade de Tubingen.

Aparelho auditivo sem interferências

Na maioria dos aparelhos auditivos atuais, o alto-falante fica dentro do canal auditivo do paciente. Isso produz distorções acústicas que podem prejudicar a qualidade do som. Enquanto isso, o microfone é posicionado atrás da orelha, ficando suscetível a ruídos, como o vento ou mesmo o balançar dos cabelos.

A lente de contato para os ouvidos consiste em três componentes: o circuito principal, um módulo do canal auditivo e um módulo retroauricular. Os dois primeiros permanecem dentro do canal auditivo de forma permanente, enquanto o módulo atrás da orelha pode ser removido.

O alto-falante fica posicionado bem no tímpano, transmitindo suas vibrações diretamente para o ossículo, sem interferência de ruído aéreo. Ou seja, o som é transmitido por meio de estimulação mecânica direta do ouvido. Isso ajuda a reproduzir o processo auditivo natural de forma muito eficaz.

Lente de contato auditiva promete revolucionar aparelhos auditivos
O coração da lente de contato auditiva é menor que um botão.
[Imagem: Vibrosonic]

Aparelho auditivo personalizado

O equipamento consegue reproduzir e amplificar sons em quase todo o espectro de frequência audível, variando de menos de 80 Hz a 12 kHz. Nenhum implante auditivo atual alcança tal amplitude - o espectro total da audição humana vai de 20 Hz a 20 kHz.

Os pesquisadores já criaram uma empresa para comercializar sua lente de contato auditiva, a Vibrosonic. Um inconveniente para que se possa disponibilizar um produto de mais baixo custo é o fato de que cada aparelho deve ser fabricado especificamente para cada paciente, devido às diferenças no formato do canal auditivo de uma pessoa para outra.

Estudos iniciais com um pequeno número de participantes mostraram que o aparelho pode melhorar a experiência auditiva de pessoas com deficiência auditiva leve a moderada. O sistema é adequado para pacientes com mais de 18 anos e pode ser usado em uma ou nas duas orelhas, dependendo do grau da perda auditiva. Mas a equipe já está trabalhando para miniaturizar ainda mais os componentes, de modo que eles se encaixem discretamente no interior do canal auditivo, ficando totalmente invisíveis do lado de fora.

Fonte: Lente de contato auditiva revoluciona aparelhos auditivos

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Audição

Equipamentos Médicos

Implantes

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2021 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.