18/01/2008

Livros consolidam conhecimentos atualizados em Odontologia

Fábio de Castro - Agência FAPESP

Livros-texto atualizados em Odontologia

Com base na pesquisa didática gerada nas salas de aula da pós-graduação, professores da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) organizaram quatro novos livros voltados para a atualização de profissionais da área, com ênfase em microbiologia e na prática clínica.

Os professores José Francisco Höffling e Reginaldo Bruno Gonçalves organizaram os livros Imunologia para Odontologia, Microscopia de luz (ótica) em Microbiologia - Morfologia Bacteriana e Fúngica, Isolamento e Caracterização de Fungos Patogênicos de Importância Médica e Microbiologia para Odontologia. Os dois primeiros já estão disponíveis nas livrarias e os outros serão lançados em breve.

35 anos de conhecimento consolidado

Segundo Höffling, docente do departamento de Diagnóstico Oral, as pesquisas que geraram as obras fizeram parte do projeto de ensino aplicado na pós-graduação da FOP. Os 35 anos de atividade dos dois professores no setor possibilitaram a sistematização desse conhecimento na forma de livros.

"Os quatro livros são o resultado de muitos anos de trabalho de alunos sob a minha coordenação. Todos eles são de interesse para profissionais, professores e pesquisadores da área odontológica, médica e paramédica"', disse Höffling à Agência FAPESP.

Imunologia para Odontologia

De acordo com o professor, o livro Imunologia para Odontologia é indicado para uma compreensão aprofundada dos problemas encontrados no dia-a-dia pelo profissional de odontologia.

"O livro aborda os estudos bioquímicos e genéticos que envolvem os mecanismos do sistema imunológico e deram origem à rápida evolução da compreensão dos processos biológicos dos organismos. Ele aprofunda o conhecimento sobre as infecções microbiológicas, os processos tumorais e o desenvolvimento de vacinas"', disse.

Microbiologia

Microscopia de luz em Microbiologia - Morfologia Bacteriana e Fúngica, segundo o professor, fornece aos estudantes de odontologia um guia sobre o tema. "É um manual prático que não tem nenhum similar atualizado no Brasil e pode ser utilizado em cursos de todos os níveis. Dos quatro, este livro é o mais especificamente voltado para a odontologia"', declarou.

Fungos de importância médica

O livro de interesse mais geral, segundo Höffling, é Isolamento e Caracterização de Fungos Patogênicos de Importância Médica . "A micologia é uma ciência que envolve o estudo de um grande número de seres microscópicos ou macroscópicos como leveduras e fungos miceliais. O livro não pretende ser um tratado, mas sim propiciar um material didático com informações básicas e consulta acessível a estudantes"', afirmou.

A obra Microbiologia para Odontologia, segundo o professor, é voltada para os estudantes de odontologia, mas tem o objetivo de capacitá-los para o entendimento teórico dos eventos biológicos que envolvem microrganismos e suas conseqüências para o homem e animais.

"O livro é focado na odontologia como um segmento da microbiologia médica e clínica na área da saúde. O tema é fundamental para o conhecimento das patologias que envolvem a cavidade bucal e peribucal, em particular, e, de forma mais geral, para a capacidade de atuar sobre os eventos biológicos que envolvem microrganismos"', afirmou o professor.

Segundo Höffling, os dois últimos livros ainda não foram lançados, mas já estão disponíveis para quem quiser adquiri-los numa edição exclusiva. "Os quatro livros já estão catalogados pela Unicamp e pela Biblioteca Nacional do Livro, por isso já temos respaldo para distribuir os que ainda não foram lançados".

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde Bucal

Equipamentos Médicos

Infecções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.