17/12/2025

Mapa pioneiro mostra primeira linha defesa do nosso corpo

Redação do Diário da Saúde
Mapa pioneiro mostra primeira linha defesa do nosso corpo
Os neutrófilos são a linha de frente do sistema imunológico, mas ainda sabemos pouco sobre como eles operam.
[Imagem: Daniela Cerezo-Wallis et al. - 10.1038/s41586-025-09807-0]

Neutrófilos

Uma equipe internacional de cientistas publicou o NeuMap, o primeiro atlas da arquitetura global dos neutrófilos, a primeira linha de defesa do sistema imunológico, mostrando como essa barreira crucial para nossa saúde se reorganiza para nos proteger e curar e, além disso, se lembrar das ameaças para agir futuramente.

Na verdade, mais do que um mapa de terrenos conhecidos, o trabalho redefine a perspectiva dos cientistas sobre a imunidade.

Os neutrófilos são as células mais abundantes do sistema imunológico e as primeiras a reagir quando surge uma infecção ou uma lesão no organismo. Todavia, apesar dessa importância, até agora a ciência sabe muito pouco sobre como essas células funcionam realmente, como mudam em função do tecido em que se encontram ou como contribuem, quer como sistema de defesa, quer nas doenças inflamatórias, cardiovasculares ou no câncer. O seu papel é tão diversificado que podem salvar nossas vidas, e fazem isso o tempo todo no caso de infecções, mas também podem agravar a inflamação, o que já se documentou em contextos como o da covid-19.

Ao descrever a organização dos neutrófilos ao longo dos tecidos, das etapas da vida e das doenças, o NeuMap disponibiliza pela primeira vez um guia claro para revelar a enorme complexidade dos neutrófilos, abrindo caminhos não apenas em termos de compreensão, mas também de controle do sistema imunológico.

"O mais surpreendente," explica o professor Iván Ballesteros, da Universidade Carlos III de Madrid (Espanha), "é que cada neutrófilo vive apenas algumas horas, mas juntos eles mantêm uma arquitetura estável durante toda a vida. É um padrão que emerge do caos. Compreender esta lógica abre novas vias para aprender a guiar a imunidade na direção da cura".

Mapa pioneiro mostra primeira linha defesa do nosso corpo
O mapa é amplo, trazendo uma nova visão sobre nossas defesas em inúmeras doenças.
[Imagem: Daniela Cerezo-Wallis et al. - 10.1038/s41586-025-09807-0]

Linha de defesa

O atlas dos neutrófilos mostra que a falta de uma referência clara vinha limitando a capacidade de interpretar o verdadeiro papel dessas células. Estudos anteriores ficaram muito centrados em doenças concretas, como o câncer ou as infecções. "Aqui, reunimos uma variedade enorme de condições, desde a gravidez e o desenvolvimento do feto até às infecções, ao câncer, infarto ou envelhecimento," contou Andrés Hidalgo, da Universidade de Yale (EUA).

Além de organizar um campo tradicionalmente fragmentado, o NeuMap disponibiliza uma ferramenta prática, que permitirá à comunidade científica identificar quais tipos de neutrófilos estão presentes em cada doença e qual função eles estão desempenhando.

"Ao integrar todos estes dados pudemos observar como os neutrófilos seguem padrões comuns apesar da sua aparente diversidade," disse Daniela Cerezo-Wallis, membro da equipe. E as análises entre espécies mostram que muitos dos programas celulares dos neutrófilos são surpreendentemente similares nos camundongos e nos seres humanos. "Isto facilita muito a transferência das descobertas para os ensaios clínicos e agiliza o desenvolvimento de biomarcadores e de novas terapias," disse Laiguan Ng, da Universidade de Westlake (China).

Checagem com artigo científico:

Artigo: Architecture of the neutrophil compartment
Autores: Daniela Cerezo-Wallis, Andrea Rubio-Ponce, Mathis Richter, Emanuele Pitino, Immanuel Kwok, Giovanni Marteletto, Ana Cristina Guanolema-Coba, Changming Shih, Run-Kai Huang, Ana Moraga, Natalia Borbaran Bravo, Samuel Doré, Sergio Callejas, David G. Aragonés, Daniel Jiménez-Carretero, Daniel Martin, Samuel Ovadia, Tommaso Vicanolo, Georgiana Crainiciuc, Jon Sicilia, Tong Deng, Anjelica Martin, Jing Zhang, Maria Isabel Cuartero, Diego Moncada Giraldo, Alicia Garcia-Culebras, Alejandra Aroca-Crevillen, Sandra Martín-Salamanca, Carlos Torroja, Max Ruiz, Irene Ruano, Melissa S. F. Ng, Jian Hou, You Wang, Ming Zhang, Jun Pu, Ana Herruzo, David Chang van Oordt, Seokyoon Chang, Alexander E. Downie, Fei Chen, Andrea L. Graham, William C. Gause, Pierre O. Fiset, Jonathan D. Spicer, Holger Heyn, Maria A. Zuriaga, Juan A. Bernal, Irina A. Udalova, Maria A. Moro, Katrien de Bock, Ana Dopazo, Jose J. Fuster, Fátima Sánchez-Cabo, Juan C. Nieto, Gabriel F. Calvo, Julia Skokowa, Oliver Soehnlein, Daniela F. Quail, Logan A. Walsh, Lai Guan Ng, Andrés Hidalgo, Iván Ballesteros
Publicação: Nature
DOI: 10.1038/s41586-025-09807-0
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sistema Imunológico

Infecções

Biologia

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2026 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.