28/09/2022

Mineral otimizado para restauração supera esmalte natural dos dentes

Redação do Diário da Saúde
Mineral otimizado para restauração supera esmalte natural dos dentes
O material agora entrará na fase de testes clínicos.
[Imagem: Anastasia Kurshpel/UrFU]

Melhor que o natural

Cientistas aperfeiçoaram a hidroxiapatita, o material responsável por mineralizar nossos ossos e dentes.

Ao adicionar um complexo de aminoácidos ao mineral, Pavel Seredin e colegas da Universidade Estadual de Voronezh (Rússia) conseguiram formar um revestimento dentário que replica a composição e a microestrutura do esmalte natural.

A composição melhorada do material replica as características da superfície do dente em nível molecular e estrutural e, em termos de resistência, supera o tecido natural.

O novo método de restauração dentária poderá ser utilizado para reduzir a sensibilidade dos dentes em caso de abrasão do esmalte ou para restaurá-los após erosão ou dieta inadequada.

"O esmalte dos dentes tem uma função protetora, mas infelizmente sua integridade pode ser destruída por, por exemplo, abrasão, erosão ou microfraturas. Se a superfície do tecido não for reparada a tempo, a lesão do esmalte afetará a dentina e depois a polpa do dente. Portanto, é necessário restaurar a superfície do esmalte a um nível saudável ou construir camadas adicionais na superfície se ela se tornar muito fina.

"Nós criamos uma camada mineralizada biomimética (ou seja, imitando a natural) cujos nanocristais replicam a ordenação dos nanocristais de apatita do esmalte dentário. Também descobrimos que a camada projetada de hidroxiapatita aumentou a nanodureza que excede a do esmalte nativo," disse Seredin.

Hidroxiapatita e esmalte dentário

O esmalte do dente consiste principalmente de uma substância inorgânica (a apatita biológica, ou hidroxiapatita, cerca de 95% em peso), um componente orgânico (fibras de colágeno, 1-1,5%) e água (4%).

Para melhorar a hidroxiapatita, os cientistas selecionaram um complexo de aminoácidos orgânicos e polares polifuncionais, incluindo, por exemplo, lisina, arginina e histidina, que são importantes para a formação e reparo de estruturas ósseas e musculares.

Esses aminoácidos possibilitaram a obtenção de uma hidroxiapatita que é, do ponto de vista morfológico, completamente semelhante à apatita (principal componente dos tecidos) do esmalte dentário.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Engineering of biomimetic mineralized layer formed on the surface of natural dental enamel
Autores: Pavel Seredin, Dmitry Goloshchapov, Anna Emelyanova, Nikita Buylov, Vladimir Kashkarov, Anatoly Lukin, Yuri Ippolitov, Tatiana Khmelevskaia, Iman A. Mahdy, Manal A. Mahdy
Publicação: Results in Engineering
Vol.: 15, 100583
DOI: 10.1016/j.rineng.2022.100583
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde Bucal

Próteses

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.