29/06/2012

Para se tornar multitarefa, aprenda meditação primeiro

Redação do Diário da Saúde
Para se tornar multitarefa, aprenda meditação primeiro
Este é o primeiro estudo a explorar como a meditação afeta a multitarefa em um ambiente de trabalho realista.
[Imagem: Futurity/Shutterstock]

Potencializando a mente

Quer, ou precisa, se ocupar de muitas coisas ao mesmo tempo?

Então é melhor treinar não se ocupando de nenhuma.

A prática da meditação ajuda as pessoas que trabalham com muitas informações a se manterem nas tarefas por mais tempo, sem distrações, melhora a memória e reduz o estresse.

É o que demonstraram pesquisadores das universidades de Washington e do Arizona (EUA).

Meditação realista

"Pelo que sabemos, este é o primeiro estudo a explorar como a meditação afeta a multitarefa em um ambiente de trabalho realista," disse David Levy, um dos autores do estudo.

Os pesquisadores recrutaram três grupos de 15 gerentes de recursos humanos para o estudo.

Um grupo recebeu treinamento em meditação da mente alerta durante oito semanas, o segundo recebeu treinamento em técnicas de relaxamento corporal, e o terceiro serviu como controle.

Antes e depois dos períodos de treinamento, os participantes passavam por testes estressantes, onde recebiam trabalhos que levavam sua capacidade de multitarefa ao extremo, exigindo o uso de email, calendários, mensagens instantâneas, telefone e computador.

Interface humano-tecnologia

Os resultados foram significativos.

O grupo que recebeu treinamento em meditação apresentou níveis de estresse muito abaixo daqueles apresentados pelos demais grupos.

Os dois outros grupos não apresentaram modificações nos testes no início e no fim do período.

Os pesquisadores então pegaram o grupo de controle, aplicaram-lhe o treinamento de meditação e refizeram o teste: seus níveis de estresse caíram significativamente, exatamente como o primeiro grupo.

"Várias pesquisas sobre a interface humano-tecnologia têm tentado criar tecnologias que aumentem as habilidades humanas," disse Jacob Wobbrock, coautor do estudo.

"Este trabalho com a meditação é incomum porque ele tenta aumentar as habilidades humanas não através da tecnologia, mas por causa da tecnologia - por causa das demandas que a tecnologia impõe sobre nós e nossa necessidade de lidar com essas demandas," concluiu.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Meditação

Trabalho e Emprego

Mente

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.