22/02/2023

Não confie em seus julgamentos sobre a confiabilidade de alguém

Redação do Diário da Saúde

Julgamento sobre confiabilidade

Nós não conseguimos avaliar a confiabilidade de uma pessoa apenas olhando sua aparência.

Muitas pessoas afirmam ser capazes de avaliar o quão uma pessoa é confiável assim que se sentam em uma mesa de negociação. Esta seria realmente uma habilidade valiosa.

Mas com que frequência essas pessoas acertam suas avaliações do outro?

Não muito frequentemente.

Usando decisões tomadas em jogos experimentais de confiança, os professores Rick Wilson (Universidade Rice) e Catherine Eckel (Universidade Texas A&M) pediram a vários voluntários que vissem fotos das pessoas que tomaram decisões e adivinhassem seus níveis de confiabilidade.

Mesmo quando os pesquisadores deram prêmios em dinheiro por palpites corretos, os voluntários apresentaram pouquíssima precisão em seus julgamentos.

"Nós descobrimos que os voluntários foram influenciados por estereótipos baseados nas características vistas nas fotos, incluindo gênero, cor da pele ou atratividade," contou Wilson. "Nossos resultados revelaram que as pessoas estão se enganando quando pensam que podem prever a confiabilidade apenas pela aparência."

Mesmo líderes mundiais já fizeram discursos sobre a confiabilidade de chefes de outros países após um encontro protocolar. Mas os pesquisadores são céticos quanto à validade dessas avaliações.

"Embora as pessoas estejam confiantes em sua capacidade de ler rapidamente os rostos dos outros, elas raramente se saem melhor do que o acaso," concluíram os dois pesquisadores.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Attributions of Trust and Trustworthiness
Autores: Rick K. Wilson, Catherine C. Eckel
Publicação: Political Behavior
DOI: 10.1007/s11109-022-09855-6
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Relacionamentos

Ética

Trabalho e Emprego

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.