Efeitos positivos e negativos das telas
Ao revisarem todos os artigos científicos publicado até agora sobre o tema, Taren Sanders e colegas da Universidade Católica Australiana concluíram que as pesquisas sobre o impacto das telas em crianças e adolescentes mostra uma combinação de pequenos riscos e benefícios.
A equipe selecionou 32 meta-análises sobre telas (celulares, computadores, tablets e TVs) e jovens e conduziu a sua própria meta-análise, combinando resultados sobre como os diferentes tipos de utilização das telas têm impacto na saúde e na educação.
Isto envolveu 2.451 estudos, englobando 1.937.501 participantes com idade até 18 anos. No geral, foram identificados 43 efeitos (positivos e negativos) que cumpriam os critérios de certeza estatística. Diferentes tipos de tempo de tela - como assistir TV, navegar nas redes sociais ou jogar videogame - estão associados a resultados diferentes - esses efeitos incluem desde problemas de alfabetização e aprendizagem geral até depressão.
A conclusão é que há evidências de impactos positivos e negativos do uso dessas tecnologias, dependendo do tipo de uso da tela.
Por exemplo, embora a alfabetização tenha-se mostrado ligeiramente pior nas crianças que utilizavam as telas por mais tempo, a alfabetização melhorou nas crianças que veem televisão juntamente com os pais.
Melhorar os estudos
Com relação aos resultados de saúde, a publicidade digital mostrou-se associada a um pequeno aumento na ingestão de alimentos não saudáveis, e o uso das redes sociais está associado a um risco ligeiramente aumentado de depressão.
Os pesquisadores afirmam que os resultados são atualmente limitados pela qualidade dos estudos, e mais pesquisas precisam ser feitas para que se tenha uma imagem mais clara sobre como os diferentes contextos influenciam o impacto da tecnologia sobre crianças e adolescentes.
Eles recomendam que, em vez de se concentrarem nos efeitos agregados da utilização das telas, os cientistas precisam dar maior consideração ao conteúdo, ao contexto e ao ambiente da utilização de cada uma das tecnologias.
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