03/09/2018

Rosa mosqueta: Descoberto neurônio só existente em humanos

Com informações da BBC
Rosa mosqueta: Descoberto neurônio só existente em humanos
Este é o recém-descoberto neurônio rosa mosqueta.
[Imagem: Universidade De Szeged/Tamas Lab]

Neurônio rosa mosqueta

Cientistas descobriram um novo tipo de neurônio só encontrado até agora em humanos.

A expectativa é que essa célula neural tipicamente humana ajude a responder por que muitos tratamentos experimentais para doenças do cérebro têm funcionado em camundongos, mas falham quando começam a ser testados em pessoas.

O neurônio foi batizado de "neurônio rosa mosqueta" por sua aparência com a flor da planta silvestre cujo formato lembra uma rosa que perdeu as pétalas. A rosa mosqueta é uma planta medicinal muito utilizada tratamentos para a pele e em cosméticos.

O neurônio rosa mosqueta foi encontrado na camada 1 do cérebro, também chamada de neocórtex, a mais externa e responsável pela consciência, uma característica essencial e considerada exclusivamente humana. Danos ao neocórtex podem afetar seriamente as habilidades cognitivas de um ser humano, ou seja, as capacidades de aprender e assimilar informações, por exemplo.

A descoberta, publicada na revista Nature Neuroscience, envolveu um grupo internacional de 34 cientistas da Universidade de Szeged (Hungria) e do Instituto Allen para a Ciência Cerebral (EUA).

Conexão dos neurônios

Os cientistas ainda não sabem, porém, qual é a função específica do neurônio rosa mosqueta. O que se sabe é que ele faz parte de um subtipo de neurônios chamados inibidores, aqueles que impedem a ação de outras células cerebrais.

Sua morfologia é intrigante, já que parece que sua conexão com seu "parceiro celular" é feita apenas por meio de uma parte muito específica de sua massa. "Isso pode significar que eles controlam o fluxo de informações de uma maneira muito específica," disse o neurologista Gábar Tamás.

"Ele é especial por sua forma, por suas conexões e também por causa dos genes que contém," acrescentou Trygve Bakken, coautora da pesquisa.

Humanos e camundongos

Segundo a equipe, o fato de essas células nervosas não terem sido encontradas, entre outros, nos animais mais usados pelos cientistas - os camundongos - poderia explicar por que muitos dos experimentos realizados em humanos não tiveram os mesmos resultados atingidos com os roedores.

"Se quisermos entender como o cérebro humano funciona, precisamos estudar os seres humanos ou espécies que estejam estreitamente relacionadas," disse Bakken.

Os próximos passos do estudo serão explorar o córtex externo de primatas e, em seguida, de pessoas que sofrem de distúrbios neuropsiquiátricos, para comprovar se os neurônios rosa mosqueta desses pacientes apresentam alterações.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Neurociências

Cérebro

Cobaias

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.