30/01/2023

O osso que você não sabia que tinha e faz suas unhas crescerem

Redação do Diário da Saúde
O osso que você não sabia que tinha e faz suas unhas crescerem
Detalhe do ossinho esquecido, importante para o crescimento dos dedos e das unhas e para sua regeneração.
[Imagem: Shannon Smith et al. - 10.7717/peerj.14352]

Calota óssea

Há dois séculos sabemos que humanos e animais possuem um pequeno osso na ponta do dedo - ou do casco, já que ele também está presente nos cavalos, por exemplo.

Mas é um ossinho aparentemente tão sem importância para os anatomistas que eles sequer lhe deram um nome. E assim ficou por todo esse tempo.

Agora, três pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Nova York (EUA) estão resgatando esta pequena estrutura perdida nos livros científicos ao descobrir que ela é muito mais importante do que os cientistas haviam pensado.

Shannon Smith e seus colegas descobriram que a pequena estrutura óssea - que eles chamam de "calota óssea" - desempenha um papel importante na regeneração dos dedos das mãos e pés e no crescimento das unhas e cascos.

Os pesquisadores analisaram a anatomia de fetos e de humanos adultos, cavalos e gatos por meio de amostras microscópicas de tecido e por varreduras obtidas por microtomografia computadorizada (micro-CT).

Essa técnica de imageamento médico captura imagens microscópicas dos espaços internos do corpo e recria modelos 3-D virtuais, o que dispensa a dissecção - e, no caso dos humanos, permite pesquisas detalhadas que são impraticáveis, como comparações das estruturas em diversas idades.

Eles descobriram que a calota óssea está presente em todos os dedos nas três espécies.

O osso que você não sabia que tinha e faz suas unhas crescerem
A capa óssea está presente nas mais diversas espécies.
[Imagem: Shannon Smith et al. - 10.7717/peerj.14352]

Regeneração

O pequeno osso só não chama a atenção porque parece ser uma estrutura anatômica distinta nas diversas fases do desenvolvimento, acabando por se fundir com uma área na ponta do dedo chamada falange distal.

Esta descoberta sugere que a calota óssea desempenha um papel significativo na formação das unhas dos seres humanos, na formação das garras dos gatos e dos cascos dos cavalos - ela também pode afetar formações semelhantes em outras espécies, embora sejam necessários estudos específicos para cada caso.

Além disso, os resultados sugerem que essa capa óssea pode desempenhar um papel significativo na regeneração dos dedos e das unhas em caso de acidentes.

Checagem com artigo científico:

Artigo: The bony cap and its distinction from the distal phalanx in humans, cats, and horses
Autores: Shannon Smith, Laurel R. Yohe, Nikos Solounias
Publicação: PeerJ
DOI: 10.7717/peerj.14352
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Ossos e Articulações

Fraturas

Higiene Pessoal

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.