03/12/2019

O que vem primeiro: Dependência do celular ou depressão?

Redação do Diário da Saúde
O que vem primeiro: Dependência do celular ou depressão?
Independentemente do vício, parece que todos usamos nossos celulares usando uma "Lei de Potência" das preferências.
[Imagem: Cortesia Cardiff University]

Vício em celular

Jovens viciados no uso dos seus telefones celulares podem estar em maior risco de depressão e solidão do que os jovens que não criam um vínculo de dependência com seus aparelhos.

Um crescente corpo de pesquisa científica vem identificando uma ligação entre a dependência dos celulares - quaisquer que sejam os aplicativos mais usados - e sintomas de depressão e solidão.

No entanto, não está claro se a dependência dos celulares precede esses sintomas ou se é o inverso que é verdadeiro: que pessoas deprimidas são solitárias ou mais propensas a se tornar dependentes de seus telefones.

Entender a direção da relação entre dependência de celular e uma piora no estado psicológico é fundamental para saber a melhor maneira de resolver o problema, afirma Pengfei Zhao, que estudou o assunto com seus colegas Matthew Lapierre e Benjamin Custer, da Universidade do Arizona (EUA).

"Se a depressão e a solidão levasse à dependência do celular, poderíamos reduzir a dependência ajustando a saúde mental das pessoas. Mas se a dependência do celular precede a depressão e a solidão, que foi o que descobrimos, podemos reduzir a dependência do celular para manter ou melhorar o bem-estar," completou Zhao.

Em um estudo com 346 jovens com idades entre 18 e 20 anos, os pesquisadores confirmaram que a dependência dos celulares prediz relatos mais fortes de sintomas depressivos e solidão, e não o contrário.

"A principal lição é que a dependência do smartphone prediz diretamente sintomas depressivos posteriores. Há um problema no qual que as pessoas dependem demais do dispositivo, em termos de sentirem-se ansiosas se não o tiveram acessível e o usam em detrimento da sua vida diária," completou Lapierre.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Short-Term Longitudinal Relationships Between Smartphone Use/Dependency and Psychological Well-Being Among Late Adolescents
Autores: Matthew A. Lapierre, Pengfei Zhao, Benjamin E. Custer
Publicação: Journal of Adolescent Health
Vol.: 65, Issue 5, Pages 607-612
DOI: 10.1016/j.jadohealth.2019.06.001
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vícios

Comportamento

Emoções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.