14/08/2018

Para motivar a equipe, pague os bônus primeiro

Redação do Diário da Saúde
Para motivar a equipe, pague os bônus primeiro
Para fazer com que as pessoas se atirem de corpo e alma a uma tarefa, pague a recompensa primeiro.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Bônus adiantado

Recompensas imediatas podem aumentar a motivação mais do que ficar esperando por uma recompensa até o final de uma tarefa.

Em outras palavras, pagar adiantado um bônus pode dar mais resultado, em termos motivacionais, do que prometer um prêmio futuro pelo trabalho executado.

Isto é exatamente o contrário do que as empresas fazem.

Os voluntários que receberam um bônus prévio mostraram mais motivação para realizar a atividade por conta própria, e até continuaram com a atividade depois que os pesquisadores eliminaram o pagamento da recompensa.

"A ideia de que recompensas imediatas poderiam aumentar a motivação intrínseca soa contra-intuitiva, já que as pessoas costumam pensar em pagamentos antecipados como prejudicando o interesse em uma tarefa. Mas, para atividades como o trabalho, onde as pessoas já estão sendo pagas, recompensas imediatas podem na verdade aumentar a motivação intrínseca, em comparação com recompensas futuras ou nenhuma recompensa," explicou a professora Kaitlin Woolley, da Universidade Cornell (EUA).

Trabalhar por prazer

Na interpretação dos psicólogos, a recompensa imediata fortalece a associação entre a atividade e o objetivo da atividade, fazendo com que as pessoas sintam que a tarefa é gratificante por si mesma.

"Se você tem um hobby - digamos que gosta de tricotar ou costurar - o processo em si é agradável, é intrinsecamente motivador. Você está fazendo isso apenas para fazer isso, e não pelo resultado," disse Woolley.

Dar um bônus imediato por um trabalho faz algo semelhante: aumenta a experiência positiva da tarefa, com resultados importantes para a motivação e a persistência.

Segundo a equipe, isto tem implicações importantes para motivar funcionários em uma empresa. Por exemplo, uma série de bônus menores e mais frequentes ao longo do ano poderia motivar mais os funcionários do que um bônus maior de final de ano.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Trabalho e Emprego

Emoções

Ética

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.