05/02/2024

Para ter um bom relacionamento, perdoe primeiro a si mesmo

Redação do Diário da Saúde

Autocompaixão para um bom relacionamento

Que perdoar os erros do parceiro é uma receita sensata para garantir um relacionamento duradouro é algo que todos sabemos.

A novidade é que perdoar a si mesmo, sendo mais indulgente com suas próprias deficiências, pode tornar mais feliz um casal em um relacionamento romântico.

Depois de entrevistar detalhadamente um total de 209 casais heterossexuais, pesquisadores constataram que sobretudo os homens se beneficiam se a sua parceira for autocompassiva, um resultado que fornece informações importantes para terapias de casais, já que a autocompaixão pode ser treinada.

"A autocompaixão é o ato de ter uma atitude carinhosa, gentil e atenciosa consigo mesmo, especialmente no que diz respeito às suas próprias deficiências," explica o Dr. Robert Korner, da Universidade de Bamberg (Alemanha). "Descobrimos que a capacidade de reagir com compaixão às próprias inadequações, sofrimento e dor no relacionamento beneficia ambos os membros do casal. Desta forma, a autocompaixão de um ator não só melhora a sua própria felicidade, mas também a do seu parceiro."

Benefícios do autocompaixão

Já se sabe que os níveis de autocompaixão podem afetar o bem-estar pessoal e influenciar a forma como as pessoas vivenciam seus relacionamentos românticos, o quão satisfeitas estão em seus relacionamentos e como interagem com os parceiros. Isso inclui, por exemplo, como as pessoas resolvem conflitos ou lidam com o ciúme.

A novidade agora é que os pesquisadores deram um passo além para obter uma visão mais profunda sobre o potencial da autocompaixão para influenciar os relacionamentos românticos: "Até agora, foram realizados estudos principalmente relacionados a uma pessoa no relacionamento. Nós entrevistamos as duas pessoas no relacionamento amoroso," explicou a Dra. Nancy Tandler, da Universidade Halle-Wittenberg.

"Além das descobertas substanciais, concluímos que é importante considerar a interrrelação entre os parceiros de relacionamento, a fim de compreender todo o potencial da autocompaixão como recurso para relacionamentos felizes," acrescentou Tandler.

Segundo os pesquisadores, os resultados podem ser particularmente úteis para terapias de casais, uma vez que a autocompaixão pode ser treinada. Por exemplo, ao experimentar um fracasso ou uma inadequação pessoal, você pode se perguntar: "Como eu me comportaria com um namorado ou namorada se ele ou ela estivesse em tal situação?" Você poderia então aplicar esse tipo de cuidado a si mesmo.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Is caring for oneself relevant to happy relationship functioning? Exploring associations between self-compassion and romantic relationship satisfaction in actors and partners
Autores: Robert Körner, Nancy Tandler, Lars-Eric Petersen, Astrid Schütz
Publicação: Personal Relationships
DOI: 10.1111/pere.12535
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Relacionamentos

Sentimentos

Felicidade

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.