12/09/2022

Pausas de 10 minutos melhoram desempenho e bem-estar no trabalho

Redação do Diário da Saúde
Pausas de 10 minutos melhoram desempenho e bem-estar no trabalho
Para tarefas cognitivamente exigentes as pausas precisam ser maiores.
[Imagem: Micha Jamro/Pixabay]

Recargas no trabalho

As preocupações estão aumentando com as cargas de trabalho pesadas e os longos turnos enfrentados por muitos funcionários, agora acrescidas com o trabalho em casa, onde é muito mais difícil manter os horários.

Um número crescente de psicólogos e pesquisadores da área de saúde têm explorado vários aspectos do gerenciamento e da recuperação de energia dos funcionários, geralmente focados na recuperação após o término do dia de trabalho.

No entanto, pode não ser preciso esperar ir para casa para recarregar as baterias - é possível dar pequenas cargas parciais ao longo do expediente.

Patricia Albulescu e seus colegas encontraram 22 estudos científicos sobre essas pequenas paradas para respirar - os pesquisadores chamam essas paradinhas de "micropausas". A equipe então fez uma meta-análise de todos esses estudos, para tentar identificar conclusões mais generalizáveis.

As tarefas variaram entre os experimentos e incluíam simulações de trabalho, tarefas reais relacionadas ao trabalho e testes cognitivos não relacionados ao trabalho. Os tipos de pausas também variaram, incluindo pausas físicas, atividades relaxantes e atividades mais envolventes, como assistir a vídeos.

Micropausas no trabalho

Os experimentos mostram que fazer micropausas - interromper uma tarefa por períodos de 10 minutos ou menos - está associado à redução da fadiga e aumento do vigor.

A análise estatística dos resultados combinados dos diversos experimentos revelou uma associação geral entre micropausas, níveis mais altos de vigor e menor fadiga nos participantes, sugerindo que micropausas podem contribuir para o bem-estar.

Nenhuma associação geral foi encontrada entre micropausas e melhor desempenho nas tarefas. No entanto, os pesquisadores descobriram que intervalos mais longos tendiam a estar ligados a um melhor desempenho, especialmente para tarefas criativas ou de escritório, mas com um ganho menor de desempenho nas tarefas cognitivamente exigentes.

Estes resultados dão suporte à adoção de micropausas como uma estratégia para aumentar o bem-estar no local de trabalho, diz a equipe. No entanto, quando se trata de desempenho no trabalho, pausas mais longas podem ser necessárias para a recuperação de tarefas cognitivamente mais exigentes.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Give me a break! A systematic review and meta-analysis on the efficacy of micro-breaks for increasing well-being and performance
Autores: Patricia Albulescu, Irina Macsinga, Andrei Rusu, Coralia Sulea, Alexandra Bodnaru, Bogdan Tudor Tulbure
Publicação: PLoS ONE
DOI: 10.1371/journal.pone.0272460
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Trabalho e Emprego

Bem-estar emocional

Atividades Físicas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.