11/01/2023

Perfeccionistas são mais propensos ao esgotamento físico e psicológico

Redação do Diário da Saúde

Esgotamento

Pessoas com traços perfeccionistas são mais suscetíveis ao esgotamento mental, psicológico e emocional - e aqui não nos referimos apenas ao estresse relacionado ao trabalho.

Depois de uma pandemia global, crise econômica e pessoas comuns dando suporte a práticas terroristas, é fácil dizer que estamos todos exaustos.

Mas quando o cansaço se transforma em esgotamento?

Existem alguns sinais de alerta de esgotamento e eles sugerem que as pessoas que tendem a ser perfeccionistas são mais propensas a se desviar para o esgotamento devido aos seus próprios "padrões implacáveis".

Imagine, por exemplo, a exigência que uma pessoa impõe a si mesma quando não admite a possibilidade natural de estar errada em uma ou outra de suas avaliações, e passa a tentar impor sua ideias aos outros buscando justificativas que sequer fazem sentido.

"A maioria das pessoas considera o esgotamento um cansaço extremo, mas em nossos estudos descobrimos que os sintomas são muito mais abrangentes. As pessoas que lutam com o esgotamento também sofrem de disfunção cognitiva, às vezes conhecida como 'névoa cerebral', e desconexão de seus amigos e familiares, bem como uma redução no desempenho, mais comumente reconhecida no trabalho e nas tarefas domésticas," explica o professor Gordon Parker, da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, que acaba de publicar um livro sobre o assunto.

Encontrar a saída

O esgotamento é mais comum e vem sendo estudado ao longo de vários anos no local de trabalho, por isso é comumente chamado de síndrome do esgotamento profissional. Mas ele está se tornando cada vez mais prevalente na vida pessoal.

"A maioria das pessoas pensa que o esgotamento é um problema de trabalho. Na verdade, descobrimos que o estresse vivenciado no trabalho ou em casa pode desencadear o esgotamento. Nossas análises indicaram que o esgotamento também pode se desenvolver como resultado de traços de personalidade predisponentes, especialmente o perfeccionismo.

"Pessoas com traços perfeccionistas geralmente são excelentes trabalhadoras, pois são extremamente confiáveis e conscienciosas. No entanto, também são propensas ao esgotamento, pois estabelecem padrões irrealistas e implacáveis para seu próprio desempenho, que são impossíveis de cumprir," explicou Parker.

Existem diversas técnicas para lidar com o perfeccionismo e o medo de exposição. As abordagens que têm-se mostrado mais eficientes contra o perfeccionismo envolvem alguma forma de meditação.

Mas a saída tende a ser tão pessoal quanto o gatilho que desencadeia o problema, devendo consistir na identificação das fontes que tornam a pessoa predisposta ao esgotamento mental e psicológico e então agir sobre cada uma delas, se necessário com ajuda terapêutica.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Comportamento

Trabalho e Emprego

Emoções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.