13/10/2023

Podemos conversar com quem está dormindo: A pessoa responde

Redação do Diário da Saúde
Podemos responder a estímulos verbais enquanto dormimos
Consciência durante o sono: Converse com quem está dormindo e a pessoa pode responder.
[Imagem: Nicolas Decat]

Janelas de consciência

O sono é geralmente definido como um período durante o qual o corpo e a mente estão em repouso - como se estivessem desconectados do mundo.

Mas não parece ser bem isso: A fronteira entre a vigília e o sono é muito mais "porosa" do que parece, permitindo uma intercomunicação bastante avançada.

Basak Türker e colegas do Instituto do Cérebro de Paris (França) demonstraram que pessoas dormindo podem captar informações verbais transmitidas por uma voz humana e responder a elas contraindo os músculos faciais. Essa capacidade surpreendente ocorre de forma intermitente durante quase todos os estágios do sono - como se janelas de conexão com o mundo exterior fossem temporariamente abertas nessas ocasiões.

Isto indica que pode ser possível desenvolver protocolos de comunicação padronizados com indivíduos dormindo para compreender melhor como a atividade mental muda durante o sono. Os pesquisadores falam até mesmo em uma ferramenta para acessar os processos cognitivos subjacentes ao sono normal e ao sono patológico.

"Mesmo que pareça familiar porque nos entregamos a ele todas as noites, o sono é um fenômeno altamente complexo. Nossa pesquisa nos ensinou que a vigília e o sono não são estados estáveis: Pelo contrário, podemos descrevê-los como um mosaico de estados conscientes e momentos aparentemente inconscientes," disse o professor Lionel Naccache.

Para distinguir entre a vigília e os diferentes estágios do sono, pesquisadores e médicos costumam usar indicadores fisiológicos, como ondas cerebrais coletadas por eletroencefalografia. Infelizmente, esses indicadores não fornecem uma imagem detalhada do que está acontecendo nas mentes dos que dormem; às vezes, eles até contradizem seus testemunhos. "Precisamos de medições fisiológicas mais precisas que se alinhem com a experiência das pessoas que dormem. Isso nos ajudaria a definir o seu nível de alerta durante o sono," acrescentou a professora Delphine Odiette, membro da equipe.

Podemos responder a estímulos verbais enquanto dormimos
Diagrama do experimento que demonstrou que podemos responder a estímulos verbais enquanto dormimos.
[Imagem: Basak Türker et al. - 10.1038/s41593-023-01449-7]

Definição de sono

O estudo envolveu 22 pessoas sem distúrbios do sono e 27 pacientes com narcolepsia, episódios incontroláveis de sonolência diurna. As pessoas com narcolepsia têm a particularidade de ter muitos sonhos lúcidos, nos quais têm consciência de que estão dormindo; algumas às vezes podem até moldar o cenário dos seus sonhos como desejarem. Além disso, elas entram fácil e rapidamente no sono REM (o estágio em que ocorrem os sonhos lúcidos) durante o dia, o que as torna boas candidatos para estudar a consciência durante o sono em laboratório, já que elas dormem "automaticamente".

Enquanto os voluntários dormiam, os pesquisadores aplicaram-lhes um teste de "decisão lexical", no qual uma voz humana pronunciava uma série de palavras reais e inventadas. Os participantes tinham que reagir sorrindo ou franzindo a testa para categorizá-los em uma ou outra dessas categorias. Ao acordar, eles deviam relatar se tiveram ou não sonho lúcido durante o sono e se se lembravam de ter interagido com alguém.

A maioria dos participantes, tanto os narcolépticos quanto os que não apresentavam a condição, responderam corretamente aos estímulos verbais enquanto permaneciam dormindo - a condição de sono foi atestada por polissonografia, mas o nível de acerto foi maior em determinadas fases do sono.

Os pesquisadores demonstraram que é possível prever a abertura dessas janelas de conexão com o ambiente, ou seja, os momentos em que os adormecidos conseguiram responder aos estímulos, usando os indicadores fisiológicos coletados durante o experimento, sobretudo uma aceleração da atividade cerebral e indicadores de atividade cognitiva mais intensa.

Estes novos dados podem levar a uma revisão da definição de sono, um estado que é, em última análise, muito ativo, talvez mais consciente do que imaginávamos, e aberto ao mundo e aos outros.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Behavioral and brain responses to verbal stimuli reveal transient periods of cognitive integration of the external world during sleep
Autores: Basak Türker, Esteban Munoz Musat, Emma Chabani, Alexandrine Fonteix-Galet, Jean-Baptiste Maranci, Nicolas Wattiez, Pierre Pouget, Jacobo Sitt, Lionel Naccache, Isabelle Arnulf, Delphine Oudiette
Publicação: Nature Neuroscience
DOI: 10.1038/s41593-023-01449-7
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Mente

Cérebro

Sono

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.