19/11/2021

Problemas vasculares da covid-19 não são causados pelo próprio vírus

Redação do Diário da Saúde
Problemas vasculares da covid-19 não são causados pelo próprio vírus
Vírus SARS-CoV-2, causador da covid-19, adicionado às células.
[Imagem: Institute for Molecular Bioscience/University of Queensland]

Vírus inocente

Apesar do alto risco e alta incidência de coágulos sanguíneos em pacientes com covid-19, o vírus SARS-CoV-2 não infecta os vasos sanguíneos.

"Houve muitos estudos tentando verificar se o vírus estava infectando células da parede interna dos vasos sanguíneos ou não. Ao conduzir nossos experimentos, usando vírus infecciosos reais, em vez de fragmentos da proteína de pico do vírus, podemos definitivamente dizer que não," afirmou a Dra. Emma Gordon, da Universidade de Queensland (Austrália).

Ora, então como o vírus causa danos tão graves aos vasos sanguíneos?

A equipe da professora Gordon descobriu que as complicações cardiovasculares da covid-19 são desencadeadas pela inflamação causada por células infectadas das vias aéreas.

Isso somente pôde ser confirmado quando os pesquisadores usaram equipamentos sofisticados de microscopia para rastrear por onde o vírus viajava nas células, o que lhes permitiu visualizar como os vasos sanguíneos respondiam ao vírus ativo.

"Quando nosso sistema imunológico funciona bem, ele limpa o vírus de nossos corpos. Mas às vezes ele se excede, e obtemos uma resposta inflamatória exagerada causando complicações - no caso da covid-19, geralmente são coágulos sanguíneos, quando não deveria haver nenhum.

"Saber que é a inflamação que está causando essas complicações cardiovasculares decorrentes da covid-19, em vez do vírus em si, nos ajudará a desenvolver os tratamentos corretos e uma melhor compreensão de como e por que essas complicações surgem", disse a Dra Larisa Labzin, membro da equipe.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Endothelial cells are not productively infected by SARS-CoV-2
Autores: Lilian Schimmel, Keng Yih Chew, Claudia J. Stocks, Teodor E. Yordanov, Patricia Essebier, Arutha Kulasinghe, James Monkman, Anna Flavia Ribeiro dos Santos Miggiolaro, Caroline Cooper, Lucia de Noronha, Kate Schroder, Anne Karine Lagendijk, Larisa I. Labzin, Kirsty R. Short, Emma J. Gordon
Publicação: Clinical & Translational Immunology
DOI: 10.1002/cti2.1350
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sistema Circulatório

Coração

Vírus

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.